Proerd comemora resultados positivos em dez anos de atuação

Calendário de atividades do programa foi apresentado nesta sexta-feira a diretores e gestores de escolas públicas e privadas

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) deu início nesta sexta-feira às comemorações de dez anos de atuação no Acre. Foram mais de 63 mil crianças atendidas e a Polícia Militar comemora as estatísticas: segundo pesquisa, 40% dos ex-alunos do curso ofereceram mais resistência ao uso de drogas e prática de violência em relação aos não-alunos.

Diretores e gestores de escolas públicas e privadas se reuniram no auditório da Secretaria de Estado de Educação (SEE) para conhecer o calendário de atividades do Proerd em 2009. O objetivo da Polícia Militar é atender todas as salas de aula de quarta série da capital, desde que as escolas se interessem pelo curso.

O curso tem duração de quatro meses, divididos em 17 encontros, e busca preparar os alunos para resistir ao uso de drogas. "Mas agora o programa foi reformulado e será aplicado em dois meses e meio. Esse é um programa internacional, que teve início nos Estados Unidos, e para fazer parte é preciso se adaptar às mudanças", explicou uma das responsáveis pelo Proerd no Acre, a tenente Eliana Maia.

A partir da segunda semana de março, os policiais que fazem parte do programa começarão a maratona de visitas às escolas para ver quem vai aderir ao programa e planejar o início das atividades.

O programa busca repassar aos alunos conteúdo voltado para a valorização da autoestima, o que são drogas, como se manter distante delas, como se manter longe de situações de violência. Vinte e cinco policiais fazem parte do Proerd em Rio Branco. É mais uma ação participativa da Polícia Militar envolvendo a comunidade nas ações e discussões sobre segurança.

O programa é aplicado nas escolas da rede de ensino público e privado, através do esforço cooperativo entre Polícia Militar, escola e família, oferecendo atividades educacionais em sala de aula, que inserem nas crianças e adolescentes a necessidade de desenvolver as suas potencialidades, ajudando a preparar para o futuro uma geração consciente do exercício da cidadania.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter