Professores indígenas de 13 etnias recebem formação

Durante o encontro será elaborado material didático bilíngüe

Plácido de Castro sediará no período de 17 deste mês a 20 de dezembro, na Pousada Floresta, o 8º módulo do Curso de Formação em Magistério Indígena Intercultural Diferenciado e Bilíngüe, promovido pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação. O encontro reunirá cerca de duzentos professores indígenas de 13 etnias, que irão discutir produção textual, material didático, metodologia de segunda língua, política lingüística entre outros temas.

Durante a formação, serão certificados 15 professores com ensino fundamental e 20 de ensino médio, pertencentes às etnias Katukina, Kaxinawá, Poyanáwa, Nukini, Náwa, Jamináwa Arara, Shanenáwa, Shawãdawa, Yawanawá, Jamináwa, Asheninka,  Manxineri e Madija. As oficinas ministradas por uma equipe multidisciplinar da Coordenação de Educação Indígena da SEE vão contemplar as três famílias lingüísticas existentes no Estado: Arwak, Arawá e Pano. Na oportunidade, os técnicos produzirão em parceria com os professores material didático bilíngüe para uso nas escolas indígenas.

O trabalho de formação de professores indígenas no Acre é desenvolvido pela Coordenação de Educação Escolar Indígena da SEE e se destaca em nível nacional por ser o único Estado da federação brasileira a manter um programa de qualificação em que todos os povos indígenas são beneficiados, respeitando suas diferenças e etnias.

Com o quadro de magistério composto por 346 professores, dos quais 93 cursam ensino superior e outros trinta foram aprovados no Curso de Formação Docente para Indígenas da Ufac em 2009, o ensino às populações indígenas do Acre atende toda a demanda real da comunidade, desde o ensino infantil até o ensino médio. 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter