Formação de professores

Professores que atuam nos centros socioeducativos do Acre participam da segunda formação pedagógica

A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio da Diretoria de Ensino e da Divisão de Jovens e Adultos e Programas Especiais (EJA), realiza a segunda formação pedagógica para os docentes que atuam nos Centros Socioeducativos nos dias 22 e 23 e encerra dia 24 com o planejamento para o segundo semestre letivo que inicia dia 26.

A formação acontece em Rio Branco, na escola Darquinho, localizada na rua Manité, Loteamento Santa Luzia e conta com a participação de 24 professores que trabalham com experiências pedagógicas da EJA voltadas especificamente para o público alvo. Nos municípios, a formação acontece de acordo com o calendário escolar.

A formação acontece nos dias 22 e 23 e encerra dia 24 com o planejamento Foto: Clícia Araújo Ascom/See

O curso de formação é específico para os professores que atuam com os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em regime de internação no Estado.

Segundo a chefe da Divisão de Jovens e Adultos e Programas Especiais, professora Clícia Souza, a proposta é trazer com esta formação, atividades significativas, voltadas para as metodologias ativas, onde o aluno é o sujeito dentro do processo e com isso garantir a socioeducação.

A Educação assume um papel necessário na vida desses sujeitos, pois possibilita reconstrução de uma humanização perdida e de uma cidadania não vivenciada. A Escola Darquinho é referência no estado em educação para adolescentes em conflito com a lei e faz um trabalho muito importante para corrigir a distorção em idade e série.

“Nós realizamos um trabalho muito gratificante, pois os alunos saem muito agradecidos, eles acreditam que os professores incentivam os alunos a aprenderem mais, trazem atividades dinâmicas. Essa formação está sendo de fundamental importância para elevarmos o conhecimento dos nossos professores, a importância do trabalho em equipe, para que estejam preparados e com todo gás para o início da segunda etapa letiva”, comentou a professora Marizete Frota, coordenadora de ensino da escola Darquinho.

Segunda formação pedagógica para os docentes que atuam nos Centros Socioeducativos Foto: Clícia Araújo Ascom/See

Além das salas de aula, a escola conta com quadra de esportes, laboratório de informática, secretaria escolar, sala dos professores, cozinha, refeitório, toda uma estrutura montada para acomodar os adolescentes.