Profissionais da Atenção Primária são capacitados sobre Política de Promoção à Saúde

Durante os meses de outubro e novembro, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio do Departamento de Atenção Primária, Políticas e Programas Estratégicos (Dape), realizam oficinas de atualização sobre promoção de saúde e prevenção dos fatores de risco de algumas doenças, entre elas, câncer, hipertensão, obesidade, diabetes e desnutrição com profissionais de saúde da Atenção Primária.

A iniciativa, desenvolvida nos municípios das três Regionais de Saúde do Acre, Juruá/Envira, Baixo Acre e Alto Acre, faz parte das agendas nacionais do Sistema Único de Saúde (SUS) e está prevista pela Portaria (687/2006) do Ministério da Saúde, que dispõe sobre o cenário de organização do SUS no que diz respeito à Política de Promoção de Saúde.

De acordo com o chefe do Dape, Luiz Carlos Marinho, as oficinas que estão sendo desenvolvidas nas regionais buscam instrumentalizar os profissionais de saúde da Atenção Primária, assim como os profissionais das demais instituições parceiras, como Educação e Assistência Social, para promover as atividades intersetorialmente para aplicação das metodologias propostas.

“A partir dessas oficinas é realizado o monitoramento para avaliar os impactos nos indicadores de saúde que são o principal objetivo das ações. Atualizando os profissionais quanto à Política de Promoção à Saúde, por meio de uma nova abordagem e ao mesmo tempo fiscalizando para saber se estão realizando as ações que são preconizadas pelo Ministério da Saúde corretamente”, destaca.

A Política de Promoção à Saúde se propõe a mudanças nos trabalhos da saúde com vistas a promover qualidade de vida para a população sob o viés de integração das ações com as demais políticas como Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) e Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), entre outras, promovendo escolhas saudáveis e o processo do autocuidado.