Tratamento

Profissionais da Saúde falam sobre sífilis em municípios do interior do estado

A sífilis congênita é uma doença sexualmente transmissível que passa da mãe para o bebê. Com o objetivo de assessorar os municípios quanto às ações de prevenção, profissionais da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica, estão realizando visitas técnicas aos municípios de Manoel Urbano, Feijó e Tarauacá. 

Visitas técnicas têm sido realizadas no interior do estado Foto: Cedida

O cronograma da equipe da Sesacre vai desde visitas aos secretários municipais de saúde até as Unidades Básicas de Saúde (UBS), para capacitar os enfermeiros e técnicos.

“Estamos fazendo uma atualização junto aos enfermeiros das UBSs sobre o diagnóstico e tratamento da sífilis em gestantes. Em Tarauacá, por exemplo, nós fizemos uma reunião com todos os enfermeiros dessas unidades e, ainda, uma visita técnica à maternidade e ao hospital para vermos como está se dando o teste rápido dessas mulheres, o parto e o tratamento do recém-nascido com sífilis congênita”, relatou responsável técnica pela área de Sífilis, Recleides Darub. 

Um dos objetivos das visitas é o de verificar como andam as ações educativas e o empenho do município em prestar orientação sobre a doença para a população. O conselho é trabalhar massivamente em cima de testes rápidos e distribuição de material educativo. 

“Pedimos para que os secretários façam ações de prevenção e aumentem as campanhas de testes rápidos na população geral. Orientamos ainda a eles que seja realizada a testagem de todas as mulheres nas consultas ginecológicas”, explicou Recleides. 

É preciso oferecer preservativos e orientação em pontos estratégicos, como os portos, nos municípios. “O importante é que o maior número possível de pessoas saiba sobre os problemas causados pela sífilis e se previna. Nós não vamos conseguir eliminar a sífilis congênita se a bactéria continuar circulando entre a população”, finalizou Recleides Darub.