Aleitamento materno

Profissionais de maternidades participam de curso sobre manejo clínico em amamentação 

Com colaboração de Fhaidy Acosta

 

O objetivo da capacitação é promover a discussão  dos profissionais sobre a importância do aleitamento materno e a realização de práticas que apoiem o início e o desenvolvimento da amamentação. O curso iniciou nesta terça-feira, 24, no auditório do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Curso teve início nesta terça-feira Foto: Junior Aguiar/Sesacre

O público-alvo são médicos, enfermeiros, fonoaudiólogos, nutricionistas e odontólogos de todas as maternidades do Acre e será ministrado pela equipe multidisciplinar dos profissionais da Maternidade Bárbara Heliodora.

“A gente sabe que há reconhecimento a nível mundial de que o aleitamento materno é o melhor alimento pro bebê. Para que essas pessoas tenham esse conhecimento, possam acolher, apoiar a mãe e a família, é necessário capacitá-las para que saibam como ocorre a amamentação, quais as dificuldades que a mãe pode encontrar, como a pessoa vai se envolver com a mãe, dar as orientações adequadas”, explicou o coordenador do banco de leite da Maternidade Bárbara Heliodora, Hélio Souza.

A MBH é reconhecida como um Hospital Amigo da Criança e por isso deve seguir alguns passos para o bom atendimento às mães e suas crianças. Entre as técnicas que os profissionais aprenderão estão como orientar e auxiliar as mães no aprendizado das técnicas corretas de posicionamento e pega da mama pelo bebê, identificação de obstáculos à amamentação e maneiras de superá-los.

“Toda instituição que é Hospital Amigo da Criança não permite o uso de mamadeiras e chupetas, porque isso vai interferir na questão da sucção, produtos industrializados, que também irão interferir na fala, na arcada dentária, e tem mais possibilidades desse bebê adoecer”, destacou Hélio Souza.

Ação é promovida pela Secretaria de Saúde do Estado Foto: Junior Aguiar/Sesacre

Uma das palestras do curso tem o intuito de preparar os profissionais para aconselhar e ajudar as mães de crianças com alguma deficiência, como bebês com lábios leporinos e entubados. Segundo Maria do Socorro, pediatra e neonatologista da maternidade, o primeiro pensamento diante de uma situação é o de que a criança não é capaz de fazer a sucção. 

“Na realidade esses bebês têm um grande poder de superação mesmo sendo sindrômicos. A gente vai mostrar exemplos com fotos de que é possível, sim, de serem amamentados no seio materno. Vamos tirar a lenda de que aquele bebê tratado em fototerapia não pode ser amamentado no seio, ele deve, pois o leite materno vai ajudar. Para isso precisamos atuar diretamente com as pessoas que trabalham com aleitamento e com as puérperas”, destacou a palestrante. 

A ação é promovida pela Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Departamento de Atenção Primária, Políticas e Programas Estratégicos (DAPE) e núcleo Materno-Infantil,  em parceria com a equipe da Maternidade Bárbara Heliodora.