Profissionais de saúde recebem capacitação para operar novos equipamentos

Curso é oferecido no Laboratório Central para servidores de quatro unidades de saúde

Os profissionais da Secretaria de Estado de Saúde participam desde o dia 27 até 3 de setembro de um treinamento para operacionalização de novos equipamentos para realizar exames hematológicos, sendo o mais comum o hemograma. O curso é realizado no Laboratório Central de Rio Branco- Lacen- e conta com a presença de 20 funcionários de quatro unidades de saúde da capital. A finalidade é capacitá-los no manuseio das máquinas e assim trazer agilidade no atendimento da demanda.

Segundo o Dr. Tiago Viana, gerente-geral do Lacen e coordenador da Rede de Laboratórios do Estado, as máquinas são de última geração e o investimento representa uma economia de 20% ao Estado. "Nosso objetivo é ampliar o atendimento e a capacidade de execução dos exames, tendo em vista que o hemograma é um dos mais solicitados pela classe médica", comentou. 

Foram adquiridos oito equipamentos que serão distribuídos entre o Hospital da criança, Fundhacre, Lacen e Hospital de Urgências e Emergências de Rio Branco – Huerb. As unidades contempladas poderão oferecer à população mais qualidade no atendimento, pois contam agora com máquinas eficientes, usados em grandes centros urbanos.

De acordo com Cláudio Íris Lopes Coelho, assessor científico da empresa fabricante, haverá mais rapidez na entrega dos resultados das solicitações. "Estas oito máquinas realizam uma contagem diferencial, são altamente confiáveis, e nossa empresa está também com a missão de treinar os funcionários", ressaltou.

Em breve a Secretaria de Estado de Saúde irá adquirir novos equipamentos para dosagens bioquímicas, hormonais, sorologia- hepatites, HIV, etc.-  e marcadores tumorais.