Profissionais do setor ambiental fazem palestra para acadêmicos e jornalistas

Encontro acontecerá na Biblioteca da Floresta nesta sexta-feira, 6.

A partir de 18h30 desta sexta-feira, 6, profissionais do setor ambiental estarão no auditório da Biblioteca da Floresta Marina Silva para fazerem palestras. As atividades, destinadas aos acadêmicos e profissionais de jornalismo, buscam esclarecer a categoria sobre os principais problemas ambientais do Estado e na Amazônia.

Promovido pelo Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Meio Ambiente – Sema e Instituto de Meio Ambiente do Acre – Imac, o encontro contará com a participação do Sindicato de Jornalistas do Acre – Sinjac, que estará engajado em incentivar o comparecimento de profissionais da área durante o encontro. Estarão palestrando Eufran Amaral (secretário de Estado de meio ambiente), Cleísa Cartaxo (diretora-presidente do Imac), Arthur Leite (secretário municipal de meio ambiente) e Marcos Afonso (jornalista e colaborador da Biblioteca). Temas como sustentabilidade, zoneamento ecológico, desmatamento e preservação da Amazônia serão os principais a serem abordados na reunião.

Durante as palestras, os participantes irão receber pastas contendo o Glossário Ambiental, elaborado pelo Programa Nacional de Capacitação de Gestores e editado pelo Imac, além do Manual do Jornalista, lançando em abril deste ano. Segundo o chefe de divisão de educação ambiental do Imac, João Aníbal, a atividade tem a proposta de esclarecer profissionais e acadêmicos de jornalismo sobre os principais problemas do ecossistema amazônico, bem como explicar à categoria significados de palavras e expressões técnicas contidas em textos ambientais e que fazem parte do cotidiano de profissionais da área.

“Em uma reunião do Imac com o Sinjac, concordamos em afirmar que muitos jornalistas ficavam um pouco perdidos quando o assunto era meio-ambiente, pois muitos não compreendiam alguns temas relacionados ao assunto, bem como palavras e expressões técnicas. Por isso, surgiu a necessidade de esclarecer tais coisas a esses profissionais”, explicou Aníbal. Ele também ressalta que os interessados que não estudam jornalismo ou que não trabalham na área são bem vindos no encontro, que também inclui a entrega de certificados. “A partir do encontro de hoje, tenho certeza que os participantes sairão muito mais esclarecidos, o que facilitará muito a compreensão dessas pessoas quando o assunto é meio ambiente”, finalizou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter