Programa de Aquisição de Alimentos gera renda e garante a qualidade da merenda escolar em Xapuri

Ação é uma das principais atividades estruturantes do Programa Fome Zero

foto1rsf.jpg

Coordenado no Acre pela Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) o PAA já atende em Xapuri 32 produtores com investimento em torno de R$ 85 mil (Foto:Assessoria Seaprof)

No município de Xapuri, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) tem efetivamente influenciado os agricultores e vem alterando suas estratégias de trabalho como o resgate de produtos tradicionais da região. Alimentos como a goma e farinha agora tem maior valor comercial. Além disso, há um crescimento na diversificação da produção.

O PAA é uma das principais ações estruturantes do Programa Fome Zero. Constitui-se em mecanismo complementar ao Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf) de apoio à comercialização dos produtos da agricultura familiar, no qual o governo adquire produtos dos agricultores familiares e doa parte para entidades socioassistenciais.

Coordenado no Acre pela Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) o PAA já atende em Xapuri 32 produtores com investimento em torno de R$ 85 mil. São 10 entidades beneficiadas como a Escola Plácido de Castro, Escola Latife Zaine Kalume, Creche Olhar de Criança, Hospital Epaminondas Jacome, Escola Jofre Koury, Escola Rita Maia, Escola Infantil A caminho do Saber, Escola Alcimar Leitão, Escola São João do Guarany e Cras. São 1,8 mil crianças que recebem alimentação diversificada oriunda da agricultura familiar.

É extremamente diversificado o universo de alimentos comercializados pelos produtores familiares para o PAA em Xapuri. A distribuição dos tipos de alimentos também demonstra que tanto os agricultores estão diversificando a sua produção como quem recebe os alimentos tem tido uma dieta mais saudável, rica em frutas, verduras e grãos.

O PAA trouxe várias alterações para a produção no município, tais como a diversificação da produção e ampliação das possibilidades de comercialização; incentivo para transição agroecológica; resgate de produtos tradicionais da região com boa aceitação no mercado e consequentemente diversificação da produção; ampliação da área de produção, tendo com resultado aumento das vendas nas feiras locais.