Programa de Educação Ambiental e Mobilização Social em Saneamento é apresentado no Acre

A oficina reúne representantes de instituições locais e regionais envolvidas com o tema

 

oficina_anbiental.jpg

Participantes discutem prioridades para o saneamento. (Foto Angela Peres / Secom)

Debater questões ambientais e de saneamento. Esta é a proposta da oficina de Educação Ambiental e Mobilização Social em Saneamento (PEAMSS) que está sendo realizada em todo o país. No Acre durante dois dias representantes da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Secretaria de Rio Branco de Meio Ambiente, Caixa Econômica Federal, Funasa, Ministérios das Cidades e de Meio Ambiente, Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) participam da oficina.

 

De acordo com a Jane Fontana, do Ministério das Cidades, o objetivo dos encontros realizados por região é o de apresentar o PEAMSS como referência orientadora de educação ambiental e mobilização social associada aos investimentos federais no setor de saneamento. Segundo ela as oficinas promovem o estímulo aos atores sociais envolvidos a se organizarem para ações de elaboração dos planos de saneamento nos municípios. “A união dos esforços locais e regionais dão sustentabilidade aos investimentos na área de saneamento”, destacou Jane Fontana.

Para a gerente do Núcleo de Mobilização de Educação e Social da Secretaria Estadual de Saúde, Sonia Queiroz os encontros possibilitam a interação das instituições envolvidas, além de servir de balizamento para a elaboração do Programa de Educação Ambiental e Mobilização Social em Saneamento. A necessidade de articulação dos diversos programas e ações de saneamento desenvolvido pelo Governo Federal e sociedade civil com a educação ambiental.