Programa de Feiras Regionais traz avanços para economia solidária acreana

Prefeito Marcus Alexandre recebe o secretário de Pequenos Negócios Henry Nogueira e reafirma parceria (Foto: Marcos Vicentti/Assessoria Prefeitura de Rio Branco)
Prefeito Marcus Alexandre recebe o secretário de Pequenos Negócios Henry Nogueira e reafirma parceria (Foto: Marcos Vicentti/Assessoria Prefeitura de Rio Branco)

A meta para esta gestão da Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN) é gerar renda a cinco mil famílias pelo Programa Estadual de Feiras Regionais. Calcula-se que com a entrega de barracas será possível aumentar em pelo menos 60% a participação de novos empreendedores no movimento de economia solidária e em 50% na renda dos feirantes incluídos.

Atualmente, a SEPN acompanha 58 empreendimentos solidários em todo o estado. Somente o Convênio 14, realizado entre o governo estadual e a Secretaria Nacional de Economia Solidária, já possibilitou o surgimento de 21 empreendimentos, alcançando o total aproximado de 700 beneficiários, membros de cooperativas e associações.

O secretário de pequenos negócios, Henry Nogueira iniciou o estabelecimento de parceria com todas prefeituras, para que as feiras permanentes tenham como aliados a gestão municipal no avanço dos pequenos negócios. Iniciativa que foi bem aceita pelo prefeito Marcus Alexandre, que destaca que já ocorrem 36 feiras em bairros na capital.

Outra ação que está com a parceria em evidência são os pequenos negócios para a juventude. A articulação tem destacado que hajam capacitações em áreas como: manutenção de computadores, pintura, artesanato e serigrafia. A proposta é levar as atividades para espaços que a prefeitura tem consolidado com a ocupação jovem, como praça da Juventude, Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja), entre outros.

Feiras

A Panamazônia ocorreu no Horto Florestal em dezembro e reuniu 250 expositores (Foto: Diego Gurgel/Secom)
A Panamazônia foi realizada no Horto Florestal em dezembro e reuniu 250 expositores (Foto: Diego Gurgel/Secom)

O evento, em local público que reúne vendedores, vai além da simples comercialização. A frequência de sua realização gera um público fidelizado e serviço diferenciado à comunidade. Além de valorizar a produção local e sua exposição rende contatos para futuras encomendas.

A SEPN calcula que mais de três mil pessoas foram beneficiadas pela economia solidária no estado. Só em 2014, foram realizadas duas feiras dessa natureza em Feijó, uma em Tarauacá, uma em Acrelândia, três em Sena Madureira e oito em Rio Branco. Houve ainda a inserção de empreendimentos solidários na Expoacre, ExpoJuruá, Expo Tarauacá, Expo Sena e na III Feira Internacional Panamazônia. A expectativa é de que todos esse números sejam ampliados.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter