PRA Acre

Programa de Regularização Ambiental é tema de seminário no Mês do Meio Ambiente

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) promove nesta quinta-feira, 6, às 8h30, mais uma atividade dentro da programação do Mês do Meio Ambiente no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Acre (Faeac). O Seminário Recuperação Ambiental com fins econômicos no Acre trará uma discussão pioneira em relação as ações que englobam o Programa de Regularização Ambiental do Acre (PRA-ACRE).

De acordo com o secretário de Estado de Meio Ambiente, Israel Milani, o seminário terá como base o Novo Código Florestal. “Conhecimentos técnicos serão apresentados, como algumas ações que apoiarão o proprietário ou possuidor rural a recuperar a sua área de passivo ambiental com modelos de Sistemas Agroflorestais que proporcionam retorno econômico no imóvel rural”, explicou.

O governo do Estado do Acre, por meio do Viveiro da Floresta da Sema, tem se preparado para apoiar com a disponibilização de mudas e na dinamização das atividades de regularização dos imóveis rurais. No evento serão debatidos aspectos institucionais de fomento a estas iniciativas e apresentadas ferramentas de apoio ao processo de recuperação ambiental. Também será lançado o Catálogo de Sistemas Agroflorestais Indicados para o Acre.

Catálogo será lançado durante evento

Vários especialistas foram convidados para colaborar com o processo de consolidação do PRA no Acre: Fernando Castanheira Neto, do Serviço Florestal Brasileiro; Taiguara Alencar, diretor de projetos do Cadastro Ambiental Rural (CAR) da Agência de Cooperação Alemã (GIZ); Assuero Doca Veronez, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Acre; Paulo Wadt, secretário de Estado de Produção e Agronegócio (Sepa), Tadário Kamel de Oliveira da Embrapa/AC; José Mário Lobo Ferreira da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG).

O secretário Israel Milani vai falar sobre A experiência do Acre e o compromisso do Estado com o PRA. Os técnicos do Escritório do CAR da Sema, Cláudio Roberto Cavalcante e André Pellicciotti, farão considerações sobre as Propostas de Sistemas Agroflorestais Indicados para o Acre.