Mulheres do campo discutem direitos de gênero em encontro

encontro_de_mulheres_210508_900_px.jpg

Produtoras rurais participam de encontro para debater melhorias e receber orientações.

O Programa Estadual de Apoio a Mulher Empreendedora lançado em março deste ano pelo Governo do Estado foi apresentado às mulheres que trabalham na zona rural do Baixo Acre, durante a realização do II Encontro de Mulheres Rurais de Senador Guiomard. O evento aconteceu nesta quarta-feira, 21, no Cantinho do Zito, localizado na AC 40, km 38.

De acordo com a assessora especial da Mulher, Leide Aquino, o programa foi lançado pelo governador Binho Marques durante as comemorações do Dia da Mulher. Este programa visa oferecer suporte aos empreendimentos rurais liderados por mulheres do campo, e também apoiar a conquista do crédito rural e a capacitação profissional destas pessoas. “Existem várias iniciativas de mulheres da zona rural que precisam e serão apoiadas pelo governo”, salientou a assessora.

Pelo segundo ano consecutivo o Governo estadual, por meio da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar e da assessoria especial da Mulher, em parceria com a prefeitura de Senador Guiomard realiza o encontro com o objetivo de promover o intercâmbio entre as mulheres. Além de repassar informações sobre saúde da mulher, meio ambiente e produção familiar.

No ano passado 85 mulheres participaram do encontro. Em 2008 com a inclusão das produtoras de Rio Branco, Porto Acre, Bujari, Plácido de Castro e Acrelândia o número participantes saltou para mais de 200 pessoas. “Nosso objetivo é manter as mulheres do campo informadas em relação aos direitos e deveres”, disse Eneide Taumaturgo, coordenadora do Encontro.

Para a produtora rural que mora no ramal Espinhara II no Bujari, Marta Tabosa Mesquita, o mais importante neste encontro é aprender com as demais mulheres que também participam. “Isso vai ser muito útil para todas nós”, disse ela. Já a moradora do ramal Novo Horizonte Estela de Araújo destaca a importância do apoio do governo para o desenvolvimento das atividades no campo.

O prefeito de Senador Guiomard, Celso Ribeiro, também participou das atividades desenvolvidas durante o II Encontro das Mulheres do Campo. Segundo ele as mulheres têm uma participação cada vez mais efetiva dentro da economia da família. “As mulheres devem ser valorizadas já que atuam na estabilidade da família”.

Durante todo o dia as mulheres assistem a palestras com temas sobre a saúde da mulher, a legislação ambiental. Além de ações sociais e a orientações acerca da Lei Maria da Penha e direito trabalhista para mulheres rurais.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter