Projeto Comprador reúne artesãos acreanos e empresários

Meta dos organizadores é promover vendas no local e o fomento de futuros negócios

artesanato-2.jpg

Paulo Sérgio há mais de dois anos vive de esculpir animais silvestres em cascas de cupuaçu, coco e madeiras (Foto: Angela Peres/Secom)

Um homem sentado às margens do ramal Belo Jardim trabalha em ritmo acelerado para produzir quantidade de peças suficientes que atraiam a atenção e se destaquem entre produtos de outros 180 artesãos que irão participar da terceira edição do Projeto Comprador que acontece nos dias 14 e 15, terça e quarta-feira no estádio Arena da Floresta. A iniciativa do Sebrae em parceria com o Governo do Estado por meio da Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer (Setul), gerência de Economia Solidária da prefeitura de Rio Branco e o Banco do Brasil, aproxima este ano 18 compradores de centros econômicos mais dinâmicos como o sudeste, sul e nordeste onde há empresas cujo foco seja voltado para o artesanato brasileiro, e artesãos acreanos.

Entre eles, Paulo Sérgio da Silva, que há mais de dois anos vive de esculpir animais silvestres em cascas de cupuaçu, coco e madeiras como o algodoeiro, árvore que retira do próprio quintal em área de terra localizada no ramal Belo Jardim, zona rural de Rio Branco.  Os tatus, cotias, pacas e porquinhos de Paulo Sérgio lhe renderam a indicação para dois prêmios nacionais e clientes em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro com o incentivo do Projeto Comprador, do qual participa desde a primeira edição. Ele acredita neste intercâmbio e aposta num bom volume de vendas este ano. "Além de ser uma oportunidade de negociar na hora, o projeto proporciona vendas futuras. O melhor é que ajuda a divulgar nossas peças aqui e lá fora", diz o artesão que aprendeu o ofício por curiosidade.

A expectativa dos organizadores é fazer girar, somente nos dois dias de realização do Projeto Comprador, em torno de R$ 120 mil em compras diretas no local e em futuros negócios. Há alguns meses, o Sebrae prepara os artesãos para este encontro. A partir de março foram oferecidas oficinas de design, laboratórios e consultorias sobre gestão, cálculo e produção. "Nossa intenção é estimular para que os artesãos façam negócios de forma continuada", explica Aldemar Maciel, gerente de artesanato do Sebrae.

Vitrine de bolso – Um catálogo reunindo 180 produtos confeccionados pelos artesãos acreanos será lançado durante o Projeto Comprador. "É uma oportunidade de projeção no mercado", avalia o artesão e um dos coordenadores da maior cooperativa de artesãos do Acre, a Cooesa que realiza até domingo uma feira em frente ao quartel da Polícia Militar. Para ele, as oficinas de melhoramento de produto, de gerenciamento de negócio, de formação de preço são essenciais para fortalecer a categoria. "Seria importante se todos participassem para desenvolver uma visão mais empreendedora".

O artesão acreano tem como suporte, além do segundo catálogo de produtos, um kit de marketing, banners, pop card e tags, dão detalhes sobre as matérias-primas. Mais informações no site www.artesanatoacreano.com.br.Sobre o Projeto Comprador

Em 2006, na primeira edição do Projeto Comprador foram comercializadas 2.474 peças. No ano seguinte os artesãos acreanos venderam 6094 peças. O incremento foi de 146%. Este ano, 150 artesãos estarão representados através de 180 produtos.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter