Projeto Contando Nossa História vai reunir escolas da Estrada do Amapá

Projeto resgata a história da Revolução Acreana desde o início até a assinatura do Tratado de Petrópolis

Várias escolas rurais de ensino fundamental vão se reunir nesta sexta-feira, 14, no projeto Contando Nossa História. O objetivo do encontro é estimular o aluno a aprender a história de seus antepassados, valorizando os fatos e lutas históricas referentes à Revolução Acreana e ao Tratado de Petrópolis com aulas práticas.

A coordenação do evento quer possibilitar aos alunos o aprendizado sobre o tema com várias ações práticas, como exposição de objetos e fotos antigos adquiridos pela comunidade escolar, depoimentos de pessoas da terceira idade, palestras com historiadores, apresentação de uma peça teatral retratando a assinatura do Tratado de Petrópolis, exibição de documentários e montagem e distribuição de um minijornal contando a história do acordo e um resumo dele.

A organização ainda vai tentar levar alunos de outras três escolas da região: Benfica, Leôncio de Carvalho e São Pedro. De acordo com o coordenador do evento, Valquírio Firmino da Silva, o objetivo é resgatar a história fazendo o uso de aulas práticas que são mais interessantes para as crianças e os jovens. "Nós temos pouco conhecimento da nossa história e precisamos passar o que sabemos para a comunidade", ressaltou Valquírio.

O evento será realizado na escola Ruy Azevedo, localizada na Estrada do Amapá, quilômetro 5, das 9 às 16 horas. O projeto conta com o apoio do Governo do Estado do Acre, através da Secretaria de Estado de Comunicação, Fundação Elias Mansour (FEM), Patrimônio Histórico e Associação de Produtores da Estrada do Amapá (AMPREA), Fundação Garibaldi Brasil (FGB), Polícia Militar, Gabinete do Senador Tião Viana e 4º BIS.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter