Governo do Estado e Organização do Paraná firmam parceria na Educação

Governo do Acre, por meio do Instituto de Educação Profissional Dom Moacyr, tem a ousada meta de qualificar, até 2010, 25 mil jovens e adultos beneficiários de programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família, com cursos profissionalizantes. Em meio a diversas ações e parcerias que estão sendo realizadas no intuito de oferecer essa formação profissional, o Instituto deu um passo importante e firmou, na última semana, mais uma parceria, dessa vez, com a OSCIP Gerar, uma organização com sede em Curitiba/PR, que também atua com beneficiários do Bolsa Família – em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social – incentivando e apoiando a criação de empreendimentos solidários para geração de renda e melhoria da qualidade de vida.

Em visita ao Acre, o Superintendente da OSCIP Gerar, Francisco Essert, conheceu o trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio do Instituto Dom Moacyr, e falou sobre a parceria. "Nós estamos tendo a oportunidade de conhecer o que o Instituto Dom Moacyr tem feito e esperamos que, juntos, possamos qualificar essas pessoas não só para administrar os empreendimentos, mas capacitá-las tecnicamente para fazer com que seus negócios continuem dando certo após, no mínimo, três anos".

Segundo ele, apenas 30% dos pequenos empreendimentos que surgem no Brasil sobrevivem após os três primeiros anos. O Paraná está acima desta média nacional, com um índice de 90%, e com o Projeto GERAR espera-se que o país inteiro também alcance esse resultado.

No Acre, a coordenação estadual do Projeto estará ligada à Gerência de Mobilização para o Trabalho da Seplan. O Projeto será implantado em 08 municípios: Acrelândia, Assis Brasil, Brasiléia, Bujari, Capixaba, Epitaciolândia, Plácido de Castro e Porto Acre.

Em todos eles, foram realizados encontros com a comunidade para o levantamento de possíveis empreendimentos a serem desenvolvidos. Agora, a fase é a de elaboração dos Planos de Negócios e, a partir daí, haverá a definição dos cursos de qualificação profissional que serão necessários – esta será a etapa executada pelo Instituto Dom Moacyr. A intenção é criar cerca de doze empreendimentos por município, envolvendo e beneficiando aproximadamente três mil pessoas.

"Essa parceria está sendo muito importante e veio para somar, já que temos objetivos comuns, como o de qualificar profissionalmente pessoas que são beneficiárias do Bolsa Família e, assim, promover a elevação da qualidade de vida dessas famílias", destacou Mara Lima, Gerente de Projetos para o Setor de Inclusão Social e Serviços do Instituto Dom Moacyr.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter