Projeto incentiva comércio entre microempresas do Acre e Peru

Dirigida por unidades do Sebrae em três Estados, iniciativa quer promover o desenvolvimento sustentável em áreas de fronteira

O projeto Mercado de Fronteira Brasil-Peru, desenvolvido em formato piloto por meio de parceria entre o Sebrae Nacional, governos, Federações do Comércio e da Indústria dos Estados e o Sebrae, quer promover o comércio na fronteira entre dois países e estimular a cultura de internacionalização em micro e pequenas empresas localizadas na fronteira de Rondônia, Mato Grosso e Acre.

O projeto é uma das diversas ações de internacionalização de micro e pequenas empresas desenvolvidas pelo Sistema Sebrae. O objetivo da internacionalização é não apenas promover a atuação de forma sustentável das micro e pequenas empresas brasileiras no mercado externo, mas também torná-las mais competitivas em seu próprio país, onde também ocorre disputa com produtos e empresas estrangeiras.

O Mercado de Fronteira Brasil-Peru é uma ação para promover a integração entre empresas brasileiras e peruanas, com a possibilidade de promoção do desenvolvimento dos dois lados da fronteira. O projeto tem como mote a construção da Rodovia Transpacífico, obra com extensão de 1,5 mil quilômetros realizada em parceria pelos governos brasileiro e peruano, com previsão de conclusão até 2010.

A Estrada do Pacifico ligará o Acre a portos como os de Illo e Matarani, no Pacífico peruano. Embora o Acre seja o único dos três Estados participantes do projeto a fazer fronteira com o Peru, a iniciativa também integra Mato Grosso e Rondônia ao corredor de exportação.

O Mercado de Fronteira Brasil-Peru tem como um dos principais objetivos estimular a cultura exportadora de micro e pequenas empresas dos três Estados participantes, contribuir para a internacionalização dessas micro e pequenas empresas e promover os produtos dos Estados. O projeto atende diretamente, a princípio, 22 empresas de Mato Grosso, Rondônia e Acre, dos setores de confecções, móveis e alimentos.

Em um primeiro momento, o programa promove um diagnóstico das 22 empresas participantes. A intenção é avaliar se elas se encontram em condição de exportar. Caso não estejam, o Sebrae e seus parceiros irão avaliar que tipo de ação pode ser feita para que a empresa consiga, futuramente, tornar-se uma exportadora. Uma programação de capacitações e consultorias integra a agenda do Mercado Brasil-Peru para disseminar conceitos de inteligência de mercado entre os empresários participantes.

Além do diagnóstico, o Mercado de Fronteira Brasil-Peru prevê a participação das empresas brasileiras em feiras no Peru. As micro e pequenas empresas do projeto irão à Feira Internacional de Arequipa, em agosto, e à Semana da Amazônia, em Cuzco, no mês de outubro. As micro e pequenas empresas marcarão presença em shows room, para apresentarem seus produtos, e em rodadas de negócios. "O acesso a mercados internacionais propicia o aumento do faturamento, fortalece a economia regional e gera emprego e renda", afirma Jorge Mazer, analista do Sebrae no Acre.

 

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

 

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