Projeto que visa informar adolescentes ganha nova roupagem

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Departamento de Atenção Primária, Políticas e Programas Estratégicos (Dape), apresentou aos jovens de Xapuri, entre os dias 23 a 27 de setembro, o projeto Se Liga Aí, que visa levar informações aos jovens sobre dúvidas comuns na adolescência como gravidez precoce, consumo de álcool e drogas, suicídio e bullying. 

“Agora está sendo feita essa apresentação em dois municípios pilotos, em Xapuri e Sena Madureira, mostrando como vai ser a didática, o novo modelo, conversando com as escolas. Estamos falando que vai ter edital de chamamento, que irá avaliar a classificação dos alunos por pontuação e rendimento escolar”, comentou o chefe do Dape, Luiz Marinho. 

Luiz Marinho disse que uma das propostas é oferecer cursos profissionalizantes aos jovens classificados. “Serão estabelecidas algumas metas, escolhidos dez adolescentes em cada município e, a partir disso, nós iremos determinar, junto com esses adolescentes, uma melhor bolsa de um curso profissionalizante para eles estarem sendo contemplados e, posteriormente, sair com um emprego na prefeitura do município, por exemplo”, destacou. 

A tarefa durante 2019 é de captar recursos junto aos parlamentares acreanos, pois, por se tratar de uma ação exclusiva da Sesacre, não recebe apoio do governo federal. Entretanto, a equipe está empenhada em não deixar essa importante ferramenta ficar parada.

“Nós vamos ver como o município recebe essa nova roupagem, acrescentar algo que acharmos necessário, ou veremos outra estratégia, mas não deixaremos esse projeto significativo acabar. O projeto vive de emenda parlamentar e de recursos próprios. Já tem alguns parlamentares interessados, mas primeiro precisamos mostrar o funcionamento dentro do município e aprender com erros e melhorar os acertos”, salientou Luiz Marinho.

A tarefa durante 2019 é de captar recursos junto aos parlamentares acreanos, pois, por se tratar de uma ação exclusiva da Sesacre, não recebe apoio do governo federal Foto: Cedida

Euricléia Barbosa de Souza, de 18 anos, representa tantos outros multiplicadores do projeto Se Liga Aí. “O projeto, não é um simples projeto. Ele é vida, é um salva vidas. Trabalhamos com a questão do suicídio, e ali, quando você trabalha com algo assim, que você vê um colega seu chegar e falar assim: você pode me ajudar? E você olhar para ele e falar: eu não sou psicólogo, eu não sou médico, mas eu vou te levar para umas pessoas que elas vão te ajudar”, declarou a multiplicadora.

Jovens ajudando outros jovens a se entenderem e a entenderem questões que são tabus para a sociedade, e que, por isso, há uma certa dificuldade em pedir auxílio aos parentes e pessoas mais velhas. É uma ferramenta que multiplica informações, alertando os adolescentes sobre saúde sexual, reprodutiva; sobre o uso de álcool, drogas; e sobre violência física, psicológica, suicídio e bullying. 

“A gente fala para os pais  desses jovens que não estamos ensinando a fazer sexo. Jamais! Nós estamos ensinando a se prevenirem, a se cuidarem para não pegar uma doença, não transmitir uma doença, a não ter uma gravidez indesejada na adolescência”, exemplificou Euricléia.  

Mas como o jovem repassa essas informações?

As informações são repassadas de forma dinâmica, por meio de apresentações teatrais, música e dança, explica o coordenador do Núcleo do Projeto Se Liga Aí, Nertan de Souza. “Fazemos um cronograma, no qual vamos ao município, e oferecemos uma capacitação de 40h sobre as temáticas referentes ao projeto”, explicou. 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter