Projeto vai capacitar professores na identificação de violência contra crianças

Projeto Escola que Protege vai qualificar 800 professores da rede pública de ensino em seis municípios

educacao_090708.jpgFoi lançado na manhã desta terça-feira, 8, no auditório da Secretaria de Estado de Educação, o Projeto Escola que Protege 2008, que visa implementar nas escolas uma cultura de enfrentamento à violência e de promoção dos direitos de crianças e adolescentes. A iniciativa do programa é da Secretaria de Alfabetização e Diversidade – SECAD e do Ministério da Educação. No Acre, o projeto é coordenado pela Universidade Federal do Acre, com o apoio das Secretarias de Educação e Ação Social.

O Projeto Escola que Protege vai qualificar 800 professores da rede pública de ensino dos municípios de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Plácido de Castro, Epitaciolândia, Brasiléia e Assis Brasil, que trabalham diretamente com crianças, criando uma rede de proteção às vítimas de violência e orientando os pais e familiares sobre as formas de procedimento diante de todas as questões relacionadas ao tema.

De acordo com Socorro Nery, responsável pelo programa no Estado, um dos objetivos da  ação é  fortalecer a articulação institucional entre o setor educacional e os envolvidos na política de proteção dos direitos de crianças e adolescentes. "Todos os setores da sociedade precisam estar envolvidos neste trabalho.Qualificar a escola para promover os direitos da criança é fundamental neste processo que vai beneficiar a todos" , disse a coordenadora.

Para Alice Silva, diretora da Escola Raimunda Balbino, o curso vai promover uma visão mais ampla de como se deve agir diante dos problemas sociais. "Vamos aprender a trabalhar com a família dos alunos, e isso vai mudar muito a concepção dos pais de como tratar seus filhos", afirma a gestora.

A secretaria de Educação Maria Corrêa, disse que o Escola que Protege não será uma projeto pontual e sim uma ação que permanecerá nas vida das pessoas. " Vamos fazer uma ação permanente  que orientará instituições educacionais a conduzir e agir  corretamente diante da violência no âmbito escolar", afirmou. 

A qualificação dos profissionais da educação e das áreas envolvidas na Rede de Proteção, tem início no dia 01 de agosto e terá duração de quatro meses. O curso de formação continuada presencial vai abordar os seguintes eixos temáticos: Bases conceituais da violência contra crianças e adolescentes;Bases legais e institucionais do enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes;Bases culturais e psicológicas da Educação em Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes e Bases pedagógicas da Educação em Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter