ProJovem forma nova turma em Rio Branco

Qualificação profissional e formação no nível fundamental já chegam a 1,5 mil jovens

final_pro_4.jpg

Duzentos e dezoito jovens de Rio Branco concluíram o ensino fundamental, por meio do Programa Nacional de Inclusão de Jovens, o ProJovem. A cerimônia de diplomação foi nesta quarta-feira, 2, na Associação Atlética Banco do Brasil, Estrada Dias Martins. Os jovens estudantes, além de finalizarem o nível fundamental, tiveram a oportunidade de se qualificar profissionalmente.  

Em um ano eles passaram por um dos quatro "arcos ocupacionais", como são chamadas as modalidades profissionalizantes. Esta foi a terceira etapa do programa e todos estão assegurados para cursar o ensino médio, a partir de agora. 

Na cerimônia, dona Odete da Silva, mãe de um dos formandos, se emocionou ao narrar a luta que travou com o filho, para que este viesse a estudar. "Este programa é como se fosse um pedacinho do céu pra mim, já que não via esperança mais de ver meu filho voltando a estudar. Um certo dia, chegou o convite lá em casa e ele me disse que daria mais uma chance pra si mesmo. Foi e concluiu, o que me deixou muito grata à Deus e à vocês da coordenação", afirmou a dona de casa. 

Ao menos 1,5 mil jovens já tiveram a oportunidade de estudar, por meio do ProJovem, que é oferecido pela Prefeitura de Rio Branco. Lídia Diógenes, coordenadora do programa, ressaltou que durante dois anos de ProJovem, foram gerados outros programas, entre eles o ProJovem Urbano, o de Campo e o Adolescente, "e que possibilitou a expansão do conhecimento por todo o município".  

O secretário Municipal de Educação, Moacir Fecury, incentivou os novos concludentes a seguir em frente, alcançando primeiro o nível médio e depois uma faculdade. "Vocês estão de parabéns, mas ressalto que a jornada do conhecimento não pode terminar aqui, para o próprio bem de vocês e de suas famílias", afirmou. 

Na segunda quinzena de abril deste ano, as habilidades profissionais de 450 estudantes do Programa foram postas à prova, em feira realizada no espaço Sebrae da avenida Ceará. Entre os 450 alunos estavam os 218 jovens recém-formados.

Conforme a Secretaria Municipal de Educação, o ProJovem de Rio Branco está entre os cinco melhores do País. Durante todo o curso o aluno desenvolve um plano de orientação profissional, chamado de POP, junto a outras atividades também. O POP possibilita ao aluno um melhor aproveitamento das oportunidades práticas e teóricas oferecidas no curso. Além disso, permite que ele faça uma projeção dos próximos passos de seu processo de qualificação profissional.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter