Prorrogado prazo para entrega de redações das Olimpíadas de Língua Portuguesa

Iniciativa contribui com a melhoria da escrita e do aprendizado dos alunos

 

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Olímpiada estimula o desenvolvimento de competências de escrita (Foto: SEE)

A data limite do processo de avaliação e escolha dos melhores textos por escola que estão concorrendo às Olimpíadas de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, que estava programado para a próxima segunda-feira, 18, foi ampliada para o dia 26 de agosto.

De acordo com a coordenadora das Olimpíadas no Acre, Maria de Jesus, a mudança ocorreu devido ao atraso na entrega dos formulários de avaliação. “Com a greve dos Correios, a entrega dos materiais como as fichas e formulários de avaliação dos trabalhos pela comissão escolar, sofreram atrasos”, justifica a coordenadora.

No Acre, 151 escolas estaduais e 232 municipais realizaram suas inscrições no concurso que tem como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade de ensino e para o aperfeiçoamento da escrita dos alunos das 4ª e 5ª séries do Ensino Fundamental, das 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e 2º e 3º anos do Ensino Médio. A olimpíada é promovida pelo Ministério da Educação, em parceira com a Fundação Itaú Social e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC).

Para Maria de Jesus, o número de escolas inscritas mostra o sucesso do concurso no Estado. “Como política pública cremos que está sendo muito válido, pois a representatividade foi muito boa e revela a preocupação dos professores com a qualidade textual dos alunos, que teve a oportunidade de explorar e ampliar seus conhecimentos além dos muros escolares”.

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro vem estimular o desenvolvimento de competências de escrita a partir de uma premiação, fornecendo subsídios e material de apoio pedagógico (kit de criação de textos) para que os professores realizem oficinas de leitura e escrita com seus alunos. A idéia é que todos os alunos envolvidos se beneficiem, sendo ou não selecionados para concorrer.

A Olimpíada é uma estratégia de fortalecimento da escrita dos alunos e de formação de professores. Durante a competição, que acontece em anos pares, são realizadas oficinas de leitura e escrita, coordenadas por professores e seus alunos a partir do material de apoio que a escola inscrita recebe. São três fascículos, cada um com atividades voltadas para o trabalho com um gênero textual específico.

O Lugar Onde Vivo é o tema central  da Olimpíada e foi desenvolvido em três gêneros textuais — poesia, memória e artigo de opinião A data de premiação dos 15 finalistas está prevista para dezembro, em Brasília, onde cada um dos alunos finalistas juntamente com  seus docentes receberão computadores e impressoras.

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