Provas da segunda fase das Olimpíadas de Matemática acontecem sábado

No Acre 2.600 alunos participam da competição

olimpiadas_matemtica.jpg

Na segunda fase estudantes terão de explicar o raciocínio empregado para resolver cada item (Foto: Eunice Caetano/SEE)

Estudantes de todo o Acre realizam neste sábado, 8, as provas da segunda e última fase da 4ª Olimpíadas de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). As provas começam às 12h30. Em Rio Branco, os testes acontecem em sete centros de aplicação: Armando Nogueira, Glória Peres, Henrique Lima, Heloisa M. Marques, Instituto de Educação Lourenço Filho, Lourival Pinho e Colégio Acreano.

Somente participam dessa etapa os 5% de alunos classificados por escolas inscritas na primeira fase. No Acre, 2.600 alunos estão aptos a realizar esta última etapa nos três níveis. O nível 1 corresponde a alunos da 5ª e 6ª séries (ou 6º e 7º anos); no nível 2, podem participar alunos da 7ª e 8ª séries (ou 8º e 9º anos); e o nível 3 é destinado a alunos do ensino médio.

Nessa segunda fase, os estudantes terão de explicar o raciocínio empregado para resolver cada item. Os alunos terão até três horas para responder as questões discursivas. Os locais de realização das provas estão disponíveis no site da Obmep (www.obmep.org.br). A divulgação do resultado final está previsto para fevereiro de 2009.

Premiação de medalhas e bolsas de estudo

Além das medalhas de ouro, prata e bronze, os alunos com melhor desempenho recebem bolsas de Iniciação Científica Jr., do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT), no valor de R$ 100 mensais, que os mantém estudando matemática sob a coordenação da Obmep. Seus orientadores também são contemplados com cursos de capacitação, e as escolas ganham equipamento de informática e livros para composição de uma biblioteca básica em matemática. 

A Obmep é um projeto voltado para a escola pública. Seus estudantes e professores vêm criando um ambiente estimulante para o estudo da matemática. Idealizada para ser um projeto de longa duração, a olimpíada se caracteriza por um conjunto de atividades que vão desde a aplicação e correção das provas até o Programa de Iniciação Científica realizado em diversas partes do país.