Provas das Olimpíadas de Matemática acontecem nesta terça

Etapa é seletiva para segunda fase

barao_do_rio__branco_21.jpg

Cerca de 64 mil alunos, de 21 municípios acreanos participam da primeira fase da 4ª Olimpíada (Foto: SEE / Secom)

Cerca de 64 mil alunos, de 21 municípios acreanos participam nesta terça-feira, 26, da primeira fase da 4ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Mais de 18 milhões de alunos de todo país se inscreveram.

Participam da olimpíada, alunos matriculados em escolas públicas municipais, estaduais e federais em três diferentes níveis. O nível um corresponde a alunos de 5ª e 6ª séries do ensino fundamental (ou 6º e 7º anos). No nível dois, fazem as provas estudantes de 7ª e 8ª séries do fundamental (ou 8º e 9º anos) e o nível três é dedicado a estudantes do ensino médio.

Os testes compostos por 20 problemas objetivos, têm duração de 2 horas e 30 minutos e serão realizados em todos os turnos. As provas desta etapa são seletivas para a 2ª fase. 

A segunda e última etapa, em que participam apenas 5% dos melhores classificados em cada nível, ocorre no dia 8 de novembro.Nesta fase, os alunos tem que mostrar todo seu potencial de conhecimento matemático explicando como os problemas foram resolvidos e qual o raciocínio empregado para solucioná-lo.

A premiação para os melhores colocados segue a seguinte ordem: 300 alunos premiados com medalhas de ouro, 600 com medalhas de prata e 2.100 com medalhas de bronze. Os três mil premiados receberão ainda bolsas de Iniciação Científica Júnior, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

 

 

 

 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter