Provas de natação e canoagem são realizadas no Rio Moa

Comunidades indígenas celebram a união durante as competições

canoagem_3.jpg

Canoagem foi realizada no rio Moa (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Provas de natação e canoagem marcaram o segundo dia de competição dos Jogos da Celebração. O cenário reflete a proposta do encontro e das competições: manter as tradições e a identidades dos povos. Foi com essa diretriz que a terra Poyanawa foi o local escolhido para abrigar os mais de 400 indígenas. Depois de uma hora de caminhada pela trilha na floresta amazônica com destino ao Rio Moa, os competidores iniciaram as provas.

Foram quatro baterias da categoria natação masculino, saindo da margem direita, percorrendo a praia, passando pela margem esquerda e voltando ao destino inicial. Os povos Kontanawa e Manshineri foram os primeiros colocados. Já no feminino o percurso da prova foi menor. As comunidades Kontanawa e Shanenawa lideram a competição.

Sentados no barranco ou nas árvores, os povos indígenas vibravam cada vez que os parentes entravam na água. A última competição de água foi a canoagem. Divididos também por categorias, duplas de índios disputaram mais essa categoria dos Jogos de Celebração, que acontecem no período de 10 a 14 deste mês na terra indígena Poyanawa. Os povos vencedores nessa modalidade da competição foram os Shanenawa, Kasinawa, Manshineri e Kontanawa.

canoagem.jpg

No fim da tarde, as comunidades puderam acompanhar as disputas da prova de lanças. Cada etnia foi representada por um parente com direito a três lançamentos. A lança que alcançou a maior distância garantiu o primeiro lugar ao povo Shanenawa. Nesta segunda-feira, 13, os indígenas participam de mais duas competições – a corrida rústica e a prova de cabo-de-guerra.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter