“Lula confirma que conhece o Brasil ao lançar programas que enfrentam problemas do povo”, diz Binho

Governador participou do encontro que propôs programa de redução das desigualdades regionais. Eixos principais são políticas em andamento no Acre

panoramica_07_reunio_gov.jpg

Durante encontro Presidente Lula propôs pacto com governadores para diminuir desigualdades regionais (Foto: Divulgação)

O governador Binho Marques participou nesta quarta-feira, 28, da reunião entre o Presidente Lula e  governadores do Nordeste e da Amazônia Legal.  O Governo Federal propôs um pacto para implementação do Programa de Diminuição das Desigualdades Regionais com ações emergências que contemplam  quatro grandes eixos:  educação, saúde,  agricultura familiar e registro civil. "O Presidente Lula deu mais uma demonstração  de seu conhecimento do Brasil. Esses programas atacam verdadeiramente problemas que são sentidos pelo povo", disse Marques.

Na  área de educação as ações devem estar focadas  na erradicação do analfabetismo e na universalização do ensino, além de programas específico  para formação de professores que não possuem diploma universitário, tema em que o Acre está em fase bastante avançada. Até 2011 todos os professores da rede pública estarão formados no ensino superior em função dos investimentos e das parcerias que o Governo do Estado mantém para elevar cada vez mais a qualidade da educação. O Acre também mantém o programa de formação continuada, que aperfeiçoa os profissionais do ensino.

Na questão da saúde, o Governo Federal quer, em parceria com os Estados, reduzir dos atuais  19% para 5% a taxa de mortalidade infantil e implementar um conjunto de ações  entre União, governos estaduais e municípios visando levar  o atendimento médico  nas comunidades mais isoladas do Norte e Nordeste.

O fortalecimento da agricultura familiar  aliado a um plano de regularização fundiária está incluído no Programa de Diminuição das Desigualdades Regionais. Uma das metas é o incentivo à produção e ao aumento da renda familiar.  O Acre é um dos dois Estados que construiu seu Zoneamento Ecológico-Econômico na Amazônia, o que fortaleceu e fez avançar  a política de regularização fundiária e mantém o Pacto Agrário, compromisso institucional de esforços e investimentos financeiros pelo desenvolvimento agroflorestal no Estado.

panoramica_06_reunio_gov.jpg

Encontro reuniu governadores do Nordeste e da Amazônia Legal Brasileira (Foto: Divulgação)

O programa irá buscar meios de reduzir a dificuldade de acesso ao registro civil. O pacto com os Estados visa assegurar a todas as crianças o registro de nascimento nas primeiras semanas de vida. No Acre, os programas governamentais realizados em parceria  com diversas instituições como o Tribunal de Justiça, fez reduzir consideravelmente o número de pessoas sem o registro civil, documento sem o qual não se obtém outros, como a carteira de identidade.  Sem o registro, a pessoa acaba ficando excluída dos serviços públicos.

O governador se mostrou feliz  já que o Governo Federal apresentou programas que já vêm sendo  realizados no Acre. "Coincide com o que temos em nosso Estado", disse.  Nas discussões com os governadores estiveram  presentes os ministros de Relações Institucionais, José Múcio; da Educação, Fernando Haddad; da Saúde, José Gomes Temporão; do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel; da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Paulo Vanucchi; e da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger.

Além de Binho, também participaram do encontro os governadores da Bahia, Jaques Wagner, do Pará, Ana Júlia Carepa, do Mato Grosso, Blairo Maggi, do Maranhão, Jackson Lago, de Pernambuco, Eduardo Campos;  de Alagoas, Teotônio Vilela, do Sergipe, Marcelo Deda;  do Amapá, Waldez de Góes, e de Tocantins, Marcelo Miranda.

Assista a entrevista do Governdor Binho Marques concedida logo após o encontro com o Presidente Lula

{flv}binho_marques_29_01_2009{/flv}

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest