Em Palmas

Quatro equipes representam o Acre nos jogos escolares

A fase regional/nacional dos Jogos Escolares inicia nesta quarta-feira, 11, e se estende até o dia o próximo domingo, 15. O Acre está no regional Verde, que compreende os sete estados da região Norte, além do Mato Grosso e Distrito Federal. Quatro equipes representarão o Estado, sendo três no Futsal e uma no Vôlei. A competição será realizada na cidade de Palmas, capital do Tocantins.

Nesta fase, competirão em torno de 1,3 mil atletas. O Acre terá a menor delegação com apenas 44 pessoas, mas o chefe do Departamento de Esportes da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE), Júnior Santiago, garante que “as equipes não deixarão nada a desejar”.

Futsal acreano terá três equipes nos jogos escolares. Foto: Arquivo/Secom

As equipes de Futsal acreanas são o masculino sub-17 do Colégio Acreano, o feminino sub-17 também do Colégio Acreano e o masculino sub-14 do Colégio Militar Tiradentes. A equipe do Vôlei será representada pelo sub-17 masculino da Escola Craveiro Costa, de Cruzeiro do Sul.

Nesta terça-feira, Júnior Santiago finalizava o credenciamento das equipes que disputarão os jogos. “Essa competição é para nós muito importante, não somente pela revelação dos novos talentos como também pela propagação do esporte escolar em nosso Estado”, afirmou.

Ele agradeceu o esforço e o empenho do Governo do Estado, por meio da SEE, que garantiu a presença dos atletas na competição. “E temos que destacar que o apoio que o governo nos deu nesse momento é grandioso, porque mesmo diante das dificuldades estamos conseguindo trazer esses atletas”, destacou.

Mais de 2 milhões de estudantes

Os jogos escolares se consolidam como o maior torneio esportivo do país, agregando, desde a sua fase inicial, mais de 2 milhões de estudantes em mais de 40 mil escolas (pública e privadas), de 4 mil municípios de todos os Estados da Federação, além do Distrito Federal.

Jogos Escolares contaram com mais de 2 milhões de estudantes de todos os Estados Foto: Arquivo/Secom

Os jogos já revelaram verdadeiros talentos esportivos, como Sarah Menezes, campeã olímpica de Judô e Mayra Aguiar, campeã mundial também do Judô. Dos 59 atletas brasileiros que disputaram os jogos olímpicos da Juventude, na cidade de Buenos Aires (Argentina), 33 deles saíram dos Jogos Escolares.

A etapa nacional da competição acontecerá na cidade de Blumenau (Santa Catarina), entre os dias 16 e 30 de novembro e deverão reunir mais de 6 mil atletas de todo o Brasil em 14 modalidades esportivas, entre as quais, além do Futsal e do Vôlei, também o basquete, o handebol, o xadrez, o judô e este ano também a ginástica rítmica.