Racismo

Quinzena da Mulher Negra discute o enfrentamento ao racismo

Destacar a importância da luta das mulheres negras pelos seus direitos foi o foco do encontro

Com o objetivo de alinhar as atividades alusivas à Quinzena da Mulher Negra que acontece no mês de julho, o governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres (SEASDHM), promoveu em conjunto com o Movimento de Mulheres Negras e a Prefeitura Municipal de Rio Branco a formação de preparação da VII Quinzena da Mulher Negra, nesta quinta-feira, 4, no auditório da Prefeitura de Rio Branco.

Técnicos do departamento de Direitos Humanos da Secretaria Estadual de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas Públicas para as Mulheres, sociedade civil e representantes de instituições municipais participaram do encontro, com o intuito de destacar a importância da luta das mulheres negras pelos seus direitos.

A população negra corresponde a 53% dos brasileiros. No Acre, segundo o IBGE, a maioria dos acreanos é considerada negra.

Goreth Pinto, gestora da SEASDHM, palestrando sobre violência contra a mulher negra Foto: Cedida

Para a chefe de divisão de autonomia econômica e orientação e capacitação de Mulheres da SEASDHM, Amanda Menezes, que palestrou a temática ‘Violência contra a Mulher Negra’, ainda há uma luta para eliminar desigualdades, violência e discriminações. “Embora todas as mulheres estejam passíveis à violência, as mulheres negras encontram-se expostas a múltiplas discriminações”, explicou Amanda Menezes

Existem aproximadamente 97 milhões de pessoas negras no Brasil e, mesmo sendo a maioria, estão sub-representada no Legislativo, Executivo, Judiciário, na mídia e em outras esferas. Em se tratando do gênero é ainda maior.

Goreth Pinto, gestora da SEASDHM e palestrante da ‘Estrutura das Políticas de Promoção da Igualdade Racial’,  falou da necessidade de ampliar as políticas de promoção e a valorização dos povos e culturas. Abordou também sobre a reforma administrativa na política de promoção de igualdade racial, sendo inserido na estrutura do SAS, como Núcleo de Promoção da Igualdade Racial, Intolerância Religiosa e LGBT garantindo assim a continuidade da política em todo o Estado.

Amanda Menezes, gestora da SEASDHM, palestrando sobre promoção da igualdade racial. Foto: Cedida

“No momento há pelo menos três projetos em fase de execução, sendo que para o ano de 2020 está sendo construído um novo projeto objetivando formar gestoras para o enfrentamento ao racismo institucional em todos os municípios no Acre”, destacou Goreth Pinto.