Redução de desperdício: Bujari tem 248 pontos de vazamentos de água eliminados

De cada 100 litros de água tratada no Brasil, somente 63 litros são consumidos. Os 37 restantes se perdem pelo meio do caminho. As perdas ocorrem devido a vazamentos, ligações irregulares, falta de medição e medição incorreta. Corrigir as distorções ainda existentes no sistema de água do estado tem sido uma das prioridades da gestão do novo governo Gladson Cameli que, por meio do Departamento de Água e Saneamento-Depasa, tem atuação efetiva no combate ao desperdício da água potável.

No Bujari, município distante 25 quilômetros da capital, Rio Branco, o trabalho realizado nos primeiros seis meses do ano resultou na eliminação de 248 pontos de vazamento em residências e 28 na rede de água do município. “Fomos de casa em casa, identificando pontos de vazamento e orientando o usuário para evitar o desperdício de água potável “, informa o gerente do Depasa Bujari, Cláudio Ramos. A medida reduziu o desperdício de água tratada em mais de 40%.

Ação do Depasa aumenta volume de água do reservatório a cidade Foto: cedida

Quando viam um vazamento as pessoas comunicava à gerência. Temos lá uma equipe muito boa, que tem nos auxiliado. Acreditamos que, este ano, o Bujari não terá problema e abastecimento”, completa o diretor presidente do Depasa, Zenil Chaves.

A água que chega às casas dos mais de 10 mil moradores do Bujari é coletada em reservatório de água bruta (açude). A água coletada é armazenada em outros três reservatórios de água tratada (2 elevados e 1 apoiado) para, então, ser distribuída para o município.

Qualidade da água

Para além das estratégias para garantir a distribuição, o cuidado com a qualidade da água também é uma constante.  Na última segunda feira, 8, o foco da ação foi a limpeza do reservatório de água bruta, com retirada do capim das margens e remoção de plantas como a vitória-régia que, quando não retiradas, no período de inverno apodrecem, interferindo no odor da água. A construção da barragem para represar a água do açude foi a estratégia para garantir bom nível do reservatório, mesmo no período de verão.

Representantes da Câmara de Vereadores acompanham a ação do Depasa no Bujari. O município já enfrentou sérios problemas no abastecimento de água. Em 2017, a crise no abastecimento foi destaque nos noticiário local e de outras regiões do país.

Câmara de vereadores acompanha trabalho do Depasa no município Foto:cedida

“Este ano, se Deus quiser não teremos problema de água. Quero agradecer ao governador Gladson Cameli que, juntamente com sua equipe, da Seinfra, Depasa,  não tem medido esforços para atender nossas reivindicações. Nosso objetivo agora é expansão da rede e todas as caixa d’água abastecidas. Para esse fim, já formalizamos o pedido de abertura de um novo reservatório de água bruta na cidade”, disse a vereadora Maria de Jesus em visita ao reservatório de água da cidade.

” Com o trabalho que fizemos, levantamos a lâmina d’água em pelo menos 50 centímetros. Se Deus quiser não teremos racionamento, vamos ter água suficiente para ter um verão tranquilo”, conclui o presidente de Depasa, ao agradecer o apoio o vereadores o município.

 

 

 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter