Solidariedade

Reeducandos monitorados realizam ação social no Lar dos Vicentinos

O Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) realizou na tarde desta quinta-feira, 14, o ‘Momento da beleza’, uma ação social com os idosos do Lar dos Vicentinos, instituição sem fins lucrativos que acolhe idosos com idade acima de 60 anos. A ação marcou o encerramento do curso de cabeleireiro, ofertado em parceria com o Instituto Dom Moacir, por meio do Pronatec Prisional.

Com a participação de 14 reeducandos do regime de monitoramento eletrônico, o curso profissionalizante de cabeleireiro teve duração de três meses, conferindo aos participantes o certificado de 400 horas, entre atividades teóricas e práticas. A certificação aconteceu no último dia 6 de fevereiro, na Central Integrada de Alternativas Penais (Ciap), espaço destinado ao apoio do apenados em cumprimento a medidas alternativas.

Morador do Lar dos Vicentinos faz a barba, em toque especial de reeducando (Foto: Iapen)

Crislane Ferreira da Silva, monitorada há um ano e oito meses, participou do curso e disse estar bastante empolgada com a perspectiva de futuro, pois convites de trabalho já surgiram e ela também pretende abrir o próprio salão. “Essa foi uma oportunidade que eu agarrei nas mãos, porque é muito difícil, aqui fora, ser aceito pela sociedade. Então, hoje a gente pode mostrar para muitos que é capaz, só basta ter uma oportunidade”, disse.

No caso de João Alves da Silva, que já possui salão próprio, o próximo passo é a expansão do empreendimento e o crescimento profissional. Ele ressaltou a importância de perseverar e não desistir. “Através dos conhecimentos adquiridos durante esse curso eu estou conseguindo obter lucros, consegui colocar alimentos na minha mesa e começar uma nova vida na sociedade”, afirmou.

O diretor-presidente do Iapen, Lucas Gomes, afirmou que outras ações de profissionalização estão programadas nos municípios que possuem unidades prisionais, como Brasileia, que possui uma Unidade de Monitoramento Eletrônico, além de Sena Madureira e Tarauacá.

“A ideia, a partir de agora, é expandir essas parcerias e capacitar todos os presos do Acre para que a gente ofereça um horizonte de trabalho e de educação para esses reeducandos”, disse.

Senhora dá um trato no visual, no Lar dos Vicentinos; ação marcou o encerramento do curso de cabeleireiro (Foto: Iapen)

De acordo com a gerente de Educação, Trabalho e Negócios, Dalvanir Azevedo, essa é a oportunidade de devolver para a sociedade um público diferente, por meio da qualificação e da profissionalização. “Eles vão poder ser reinseridos na sociedade com toda qualidade e a capacidade de ser uma nova pessoa”, ressaltou.

A gerente disse, ainda, que outros cursos foram oferecidos pelo Iapen, nos últimos meses, como o curso de pedreiro, de salgadeiro e de eletricista de baixa tensão, e que ao longo do ano, a oferta será ampliada visando a oferecer mais vagas em áreas distintas de profissionalização. “Tendo em vista a grande demanda de qualificação existente no Sistema Penitenciário, estamos buscando novos parceiros que possam oferecer esse tipo de capacitação também dentro das unidades de regime fechado”, disse.