Rio Branco sedia Encontro Regional de Dirigentes de Cultura

daniel_zeen_230508.jpg

O presidente da FEM Daniel Zen apresenta os exemplos do Acre para o fomento e incentivo da cultura local.

A discussão sobre mecanismos de incentivo e fomento à cultura é a principal discussão do Encontro Regional de Dirigentes de Cultura, realizado nesta sexta-feira, 23, em Rio Branco, no Hotel Imperador Galvez. Participam do Encontro, dirigentes acreanos de Cultura, como o presidente da Fundação Elias Mansour (FEM), Daniel Zen, e o presidente da Fundação Garibaldi Brasil (FGB), Marcos Vinícius, além do representante regional do Ministério da Cultura, Delson Cruz, e o secretário de Cultura do Pará, Edílson Moura.

"Praticamente todos os estados brasileiros estão passando por um processo de rediscussão e de reformulação", destacou o presidente da FEM, Daniel Zen, ao falar sobre ao fomento da cultura como principal ferramenta de promoção e garantia das produções artísticas e culturais das comunidades. "No país, está em pauta a criação e reformulação dos fundos de incentivo e aperfeiçoamento dos mecanismos do mecenato (lei de incentivo)", relatou.

delson_cruz_230508.jpg

O representante da região Norte do Ministério da Cultura, Delson Cruz, anunciou investimentos do Governo Federal para criação de mais 15 pontos de cultura no Acre.

Com esse processo de construção e reformulação das ferramentas de fomento à Cultura acontecendo por todo o país, o encontro realizado em Rio Branco serve como troca de experiências. "Qualquer possibilidade de entrar em contato com outras experiências diferenciadas, mas que convivem na mesma realidade amazônica, é fundamental para que desenvolvamos alguns parâmetros auxiliadores para o trabalho de reestruturação das políticas culturais", avaliou o presidente da FGB, Marcos Vinícius.

De acordo com o representante da região Norte do Ministério da Cultura, Delson Cruz, o Governo Federal promove a cultura em parceria com os governos estaduais e municipais, por meio da criação dos pontos de cultura, oficinas de capacitação sobre a construção de projetos, além de promover reuniões com empresários que investem na cultura de cada comunidade.

"Fazemos, também, trabalhos específicos para incluir na política cultural, a questão das comunidades ribeirinhas, tribos indígenas e quilombolas, característicos da região Norte", disse Delson Cruz, ao destacar a política de desenvolvimento da cultura do Acre como exemplo para a região Norte, por ter sido um dos primeiros estados a aderir ao sistema nacional de cultura. "Pelo empenho e pela organização, o governo do Acre foi um dos que mais conseguiu conquistar pontos de cultura no primeiro edital, em 2005".