Rio Branco terá rede óptica para interligar instituições de ensino e pesquisa

Ministério da Ciência e Tecnologia, Governo do Estado e Universidade Federal do Acre convidam para inauguração da rede

convite_rbmetronet.jpgNessa terça-feira, 29, o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Governo do Estado do Acre e Universidade Federal do Acre, inauguram a Rede Metropolitana de Rio Branco (RBMetroNet). A cerimônia será realizada às 10 horas, no Auditório da Fundação Hospitalar do Acre.

A RBMetroNet faz parte da iniciativa Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep), coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), organização responsável pela Internet acadêmica nacional (rede Ipê).

A RBMetroNet utiliza tecnologia óptica para interligar sete instituições em velocidade de 1 Gbps, com a possibilidade de ampliar esta capacidade futuramente. A Rede Metropolitana de Rio Branco tem 36 km de extensão e os investimentos para sua implantação foram da ordem de R$ 730 mil. A iniciativa contou com a parceria da Companhia de Eletricidade do Acre (Eletroacre) para a passagem dos cabos ópticos.

A Redecomep é uma iniciativa do MCT custeada pela Financiadora de Estudos e Projetos, que prevê a instalação de redes de alta velocidade integrando as principais instituições de ensino e pesquisa em 27 cidades brasileiras. Todas as redes metropolitanas serão interligadas à rede Ipê, que conecta cerca de 600 Instituições de Ensino Superior (IES) e centros de pesquisa em todo o país e atende hoje mais de um milhão de usuários.

Interligadas por uma rede óptica, as instituições participantes da RBMetroNet podem trocar informações com agilidade e utilizar aplicações avançadas de comunicação, o que possibilita a ampliação das atividades de cooperação científica.

Uma vez inaugurada, a RBMetroNet passa a ser gerida por um consórcio formado pelas instituições integrantes. A rede conta também com a parceria do Governo do Estado, via Secretaria de Desenvolvimento e Tecnologia e Secretaria de Gestão Administrativa (SGA). As cooperações governamentais têm se revelado vantajosas nas redes metropolitanas em operação, pois oferecem aos governos locais um par de fibras em troca de apoio à implantação e manutenção do projeto. Utilizando conexões ópticas, os órgãos governamentais têm acesso mais veloz à Internet, o que se converte em melhores serviços à população.

A Rede Metropolitana de Rio Branco integra as seguintes instituições: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Escola de Enfermagem; Fundação Hospitalar do Acre (Fundhacre); Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac); Hospital da Criança e Hospital Maternidade; Pronto de Socorro Geral e Universidade Federal do Acre (Ufac).

Com a inauguração da Rede Metropolitana de Rio Branco, serão 17 redes metropolitanas em operação. Já foram inauguradas redes em Belém, Vitória, Manaus, Florianópolis, Brasília, Natal, São Paulo, Fortaleza, Macapá, São Luis, Goiânia, Campina Grande, Salvador, Cuiabá, Aracaju e Curitiba.

Sobre a RNP

Responsável pela introdução da Internet no Brasil, em 1992, a RNP opera a rede acadêmica nacional, a rede Ipê. Sua missão é promover o uso inovador de redes avançadas no país. Mantida pelos Ministérios da Ciência e Tecnologia e da Educação, atua no desenvolvimento e na prestação de serviços em três áreas: infraestrutura de redes de alto desempenho, aplicações avançadas e formação de recursos humanos em redes.

A rede Ipê é uma infraestrutura de alto desempenho para colaboração e comunicação em educação e pesquisa que alcança os 26 estados da federação e o Distrito Federal. A RNP está conectada às redes acadêmicas latino-americana (RedClara), europeia (Géant) e norte-americana (Internet2), além de ter conexão própria à Internet mundial.