homenagem

Rivasplata homenageia Polícia Militar com busto de Plácido de Castro

Coronel Plácido de Castro foi figura emblemática na Revolução acreana (Foto: Jean Messias/Ascom PMAC)
Jorge Rivasplata, o conhecido e premiado artista plástico peruano que reside no Acre há mais de 30 anos, presenteou o comando da Polícia Militar do Acre (PMAC) com uma escultura, o busto do herói da Revolução Acreana, Plácido de Castro, por ocasião do aniversário de 102 anos da corporação.
A obra foi entregue na última sexta-feira, 25, ao comandante-geral da PMAC, coronel Marcos Kinpara, durante a exposição de algumas pinturas do artista, realizada na entrada do comando-geral da corporação. “Agradeço pela doação da obra e também pelo apoio do senhor Rivasplata, que sempre tem colaborado com a Polícia Militar. O considero um amigo da PM”, declarou o comandante.
Rivasplata já contemplou a instituição com outras obras, como a galeria de quadros dos ex-comandantes gerais e o busto de Tiradentes, o patrono das polícias militares, todas expostas na antessala do Gabinete do Comandante-Geral.
A obra foi entregue na última sexta-feira, 25, ao comandante-geral da PMAC, coronel Marcos Kinpara (Foto: Jean Messias/Ascom PMAC)

O artista Bolpebra

Jorge Rivasplata de La Cruz nasceu no Peru, morou durante anos na Bolívia, mas já reside no Acre há 33 anos, onde mantém a escola de artes “Casa D’arte Rivasplata”, por onde já passaram centenas de artistas. Ao tratar de sua nacionalidade, ele prefere utilizar a nomenclatura “bolpebra”, que faz referência aos três locais que fazem parte da sua história.
Atual presidente da Associação Internacional dos Artistas Plásticos de Bolívia, Peru e Brasil, Rivasplata tem sob sua autoria cerca de 18 esculturas e já realizou mais de 130 exposições (individuais e coletivas) no Brasil e no exterior, além de ter recebido diversos prêmios e honrarias, como a Ordem de Méritos das Belas Artes, no Rio de Janeiro.
Entre suas obras estão as galerias dos ex-presidentes do Crea-AC, Acisa, OAB-Acre, Tribunal de contas, dos ex-governadores do Acre e dos ex-comandantes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar do Acre, além da pintura de diversas personalidades e retratos da sociedade civil.