Rodrigues Alves faz 18 anos e recebe grandes investimentos

Município comemora chegada de patrulha mecanizada, construção de casas populares e inauguração de um Centro Tecnológico

aniversario_rodrigues_alves_onofre_brito_004.jpg
aniversario_rodrigues_alves_onofre_brito_013.jpg

Entrega de patrulha mecanizada reforça trabalho na zona rural do município (Foto: Onofre Brito/Secom)

O município de Rodrigues Alves comemorou nesta quarta-feira, 28, o 18º aniversário de emancipação política. As festividades começaram há uma semana com variadas competições esportivas, rodeio, corrida de cavalo, apresentação de paraquedistas, carnaval fora de época, shows, e outros, sempre com animada participação popular. Nesta quarta, na parte da manhã, o prefeito Francisco Ernilson de Freitas (Burica) participou de três atos resultantes de investimentos dos Governos do Estado e Federal que muito beneficiarão a população local: entrega de 26 casas populares, recebimento de uma patrulha mecanizada no valor de R$ 4.824.570,00 e inauguração do Centro Tecnológico do município.

"O município passa à maioridade num excelente momento em que estamos recebendo a força dos governos estadual e federal e a população é amplamente beneficiada", disse o prefeito Burica. Ele ficou entusiasmado com o recebimento da patrulha mecanizada, pois, segundo informou, o município tem a população predominantemente rural e 750 quilômetros de ramais e as máquinas vieram em boa hora. Ele pretende dividir as máquinas em duas equipes e começar imediatamente o trabalho.

O superintendente do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Estado, João Thaumaturgo Neto, participou do ato, acompanhado do gerente da unidade descentralizada do órgão no Juruá, Aparecido Serafim. Thaumaturgo Neto informou que o Incra está entregando patrulhas em outros quatro municípios: Brasiléia, Epitaciolândia, Porto Acre e Acrelândia. Rodrigues Alves está recebendo a patrulha mais encorpada, com 16 equipamentos, enquanto os demais recebem 10 equipamentos. Além disso, o município é o primeiro a receber a patrulha.  A prioridade dada ao município, como explicou o superintendente, deve-se ao fato de que há no município 12 projetos de assentamento em 98 mil hectares de terra, abrangendo 1.500 famílias, o que exige um investimento muito grande em tempo e recursos para manutenção dos ramais, pontes e bueiros, fundamentais para o escoamento agrícola.

A patrulha é composta de pás carregadeiras, motoniveladoras, retroescavadeiras, caminhões basculantes e de carga. Em cinco anos, os equipamentos passam a ser definitivamente propriedade do município.  

Casas Populares e Centro Tecnológico

aniversario_rodrigues_alves_onofre_brito_023.jpg

Casas populares entregues na semana de aniversário fazem parte do programa Minha Morada (Foto: Onofre Brito/Secom)

As 26 casas entregues são provenientes do programa ‘Minha Morada’, do Governo do Estado, que está incluso no ProAcre. O programa prevê a construção de 10 mil casas de 2007 a 2010, o que diminui em 50% o déficit habitacional do estado. Fica habilitada a receber uma casa a família que recebe até três salários-mínimos por mês e que habitem em áreas de risco dentro das Zonas de Atendimento Prioritário (ZAP).

Maria Eliana da Conceição Silva morava com o esposo e dois filhos na casa da mãe. Ela se disse aliviada agora por ter a casa própria, pois na casa da mãe era tudo muito apertado, mal cabendo toda a família.

Já o Centro Tecnológico, com instalações modernas, destina-se à educação de jovens e crianças. Possui um laboratório de informática com 20 computadores, que serão todos conectados à internet. Ainda vai ser construído outro espaço com mais 20 computadores, o que vai propiciar à população estudantil a inserção no mundo digital.

aniversario_rodrigues_alves_onofre_brito_019.jpg

Centro Tecnológico, com instalações modernas e acesso gratuito à internet, destina-se à educação de jovens e crianças (Foto: Onofre Brito/Secom)