Rua Doutor Batista de Moraes é entregue em Xapuri no aniversário da Revolução Acreana

Convênio entre Governo do Estado e Prefeitura garantiu a pavimentação de uma das vias mais importantes da cidade

inauguracao_rua_batista_de_moraes_em_xapuri_foto_luciano_pontes_20.jpg
inauguracao_rua_batista_de_moraes_em_xapuri_foto_luciano_pontes_23.jpg

Rua é um dos principais acessos do município e recebeu pavimentação com tijolos, melhorando a infraestrutura na parte central da cidade (Fotos: Luciano Pontes/Secom)

No dia em que se comemora o início da Revolução Acreana, a cidade de Xapuri recebeu do prefeito Bira Vasconcelos e do governador Binho Marques uma de suas vias mais importantes revitalizada. A rua Doutor Batista de Moraes dá acesso ao porto que liga o bairro Sibéria e a Reserva Chico Mendes à parte principal do município. Ela foi pavimentada com tijolos e entregue à população.

"Estamos vendo aos poucos Xapuri resgatar seu status de Princesinha do Acre, a cidade que já foi a mais bonita do nosso Estado, que tem o mais bonito conjunto arquitetônico e que muito conteúdo histórico. Xapuri passou por momentos de dificuldade e abandono, mas estamos trabalhando em parceria com a prefeitura para mudar essa realidade. A cidade vai ser uma referência universitária, teremos cursos de pós-graduação, parcerias com outras universidades, inclusive com institutos de pesquisa da Costa Rica. Temos grandes planos para Xapuri", destacou o governador Binho Marques.

A rua foi pavimentada a partir de um convênio entre Governo e Prefeitura, no valor de R$ 318 mil. A pavimentação em tijolos foi escolhida pelo conforto térmico que propicia aos moradores e pela geração de renda na cidade, já que os tijolos utilizados foram produzidos pela cerâmica municipal, revitalizada pelo Governo do Estado através da Fundação de Tecnologia do Estado Acre (Funtac).

{xtypo_quote_right}Só tinha buraco, lama ou poeira. Era difícil até de trafegar…{/xtypo_quote_right}"Além disso, fizemos a opção de não pavimentar as ruas que têm significado histórico com asfalto. Esta é uma das ruas mais importantes da cidade. Estamos à frente da prefeitura há um ano e meio, e se não fosse a parceria com o Governo do Estado não teríamos com fazer qualquer investimento na cidade. Mas é preciso lembrar como estava a nossa Xapuri antes de assumirmos. Esta rua tinha esgoto a céu aberto e buracos imensos. Estamos, aos poucos, reconstruindo a cidade e posso dar alguns exemplos: a ponte que liga o bairro Bolívia, a Casa do Artesão, a Cerâmica Municipal, a rua Pio Nazário e agora, a rua Doutor Batista de Moraes", explicou o prefeito.

Os moradores agradeceram a obra. Dona Euri Figueiredo, que mora na rua Doutor Batista de Moraes desde 1963, recebeu a visita do governador. "Nossa! Melhorou demais com essa intervenção. Quando eu cheguei aqui era só mato, depois a rua foi construída, mas com o passar dos anos ela se deteriorou, estava horrível, intrafegável. Agora foi revitalizada e a nossa situação melhorou demais, sem comparação ao que estava", disse.

A moradora Andriele Villas Boas lembra qual era a situação da rua antes da reforma: "Só tinha buraco, lama ou poeira. Era difícil até de trafegar e em alguns trechos nem tinha acesso".

Galeria de imagens

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter