Saúde abre Semana da Prematuridade nesta segunda-feira

O dia 17 de novembro é o Dia Mundial da Prematuridade. A data foi criada para chamar a atenção para um problema que atinge milhões de crianças no mundo inteiro. No Brasil, mais de 10% dos bebês nascem antes da 37ª semana, segundo dados do Ministério da Saúde. 

Em alusão à data, a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Sistema Assistencial à Saúde da Mulher e da Criança (SASMC), realiza  uma semana de atividades para funcionários da Maternidade Bárbara Heliodora e do Hospital da Criança com o objetivo de qualificar ainda mais os profissionais e levar informações para mães de crianças prematuras.

As atividades da semana levam informações e palestras sobre os cuidados com o prematuro, importância da Posição Canguru, seguimento pós alta do recém-nascido prematuro, importância do aleitamento materno, transporte seguro do bebê prematuro. além de depoimentos e momento de humanização e acolhimento das mães. 

A Sesacre por meio do Sistema Assistencial à Saúde da Mulher e da Criança (SASMC), realiza  uma semana de atividades para funcionários da Maternidade Bárbara Heliodora e do Hospital da Criança Foto: Junior Aguiar

Segundo a médica neonatologista, coordenadora da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), Maria do Socorro Avelino Gonçalves, o Acre já registrou até o início de novembro, 497 crianças nascidas antes do tempo. 

“Até novembro foram 497 bebês prematuros, só na Maternidade Bárbara Heliodora. Então, a gente vem chamar a atenção para essa problemática, pois são bebês que nascem antes do tempo e correm o risco seríssimo de morte e sequelas. Então, viemos chamar a atenção para que a população entenda a necessidade do pré-natal realizado precocemente”, explicou a médica. 

A notícia

Uma equipe preparada faz toda a diferença numa hora delicada como essa. A mãe do Davi conta que o bebê nasceu com 32 semanas e que no primeiro momento foi um impacto.

“O primeiro momento é uma coisa chocante, mas na UTI, na UCI e também na Canguru têm pessoas preparadas. Pessoas que realmente estão ali por amor, se dedicando de corpo e alma a esses seres que são tão pequenos e tão frágeis. Então, eu pude receber esse apoio da equipe e sou muito grata a isso. O tratamento da equipe faz toda diferença”, enfatizou a mãe.

A mãe do Davi conta que o bebê nasceu com 32 semanas e que no primeiro momento foi um impacto Foto: Junior Aguiar

Importância do pré-natal

Quanto mais cedo se realiza o pré-natal, mais fácil detectar e evitar problemas para o bebê. Entre as principais informações, as atividades irão abordar temas como gravidez planejada e consumo de bebidas alcoólicas. 

“Mesmo com todos os cuidados em relação a esses problemas, sabemos que pode ocorrer de algumas mulheres terem bebês prematuros. Isso, por problemas maternos, ou do próprio feto. Então, se isso acontecer, é preciso saber que nas unidades os profissionais estarão preparados para cuidá-los”, finalizou a médica neonatologista, Maria do Socorro. 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter