Saúde apresenta projeto piloto para cuidado de diabéticos e hipertensos 

Apresentação foi realizada durante evento sobre financiamento da nova linha de financiamento da Atenção Primária

Ter o apoio da família nos cuidados com o diabetes demonstrou um significativo efeito na melhoria da saúde das pessoas com a doença. Com isso, o tema do Dia Mundial do Diabetes,14 de novembro, desse ano é “A Família e o Diabetes”. 

Assim, visando o fortalecimento das ações de promoção em saúde, a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Núcleo de Doenças Crônicas, apresenta aos secretários municipais de saúde, durante oficina sobre o novo financiamento da Atenção Primária, que encerra nesta quinta-feira, 14, o Projeto de Intervenção no Modelo de Atenção Primária às Pessoas com Hipertensão Arterial e Diabetes. 

Inicialmente, o projeto será desenvolvido no Baixo Acre e Purus, pois a região já tem uma organização da Atenção Primária pelo Planifica SUS, e, conforme o interesse dos secretários municipais de saúde, como explica a Chefe do Núcleo de Doenças Crônicas/ Rede de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas, Adriana Lobão. 

“Com o Planifica SUS já está organizado e já entramos com o projeto. É feita a assinatura de um termo de compromisso entre a Sesacre e a Secretaria Municipal de Saúde do município. Depois realizamos o diagnóstico e cadastro dos hipertensos e diabéticos no município”, explicou Adriana. 

Apresentação foi realizada durante evento sobre financiamento da nova linha de financiamento da Atenção Primária Foto: Odair Leal

Um dos principais objetivos, segundo Adriana, é construir um protocolo de assistência e linha de cuidado como organizadoras do trabalho, que irá permitir um acompanhamento mais expressivo e sistemático do hipertenso e diabético. 

“Nesse projeto tem um protocolo de como será realizado esse atendimento, seja na linha de cuidado para hipertensão ou diabetes, para que esses profissionais saibam trabalhar. Isso, de Rio Branco a Jordão. São protocolos que o profissional terá de seguir dentro da unidade de acordo com a sua linha de cuidado, por exemplo, as minhas atribuições enquanto médico ou enfermeiro”, disse Adriana. 

O município que demonstrar interesse recebe uma equipe da Sesacre que capacita os profissionais da atenção básica para que eles possam entender como funciona o atendimento e controle dos fatores de riscos.  

“Os nossos profissionais precisam de capacitação. Nós vamos manter contato com os municípios através de plataformas como o Telesaúde, web palestra, Ufac e, também, indo ao local quando for possível”, finalizou a chefe do núcleo, Adriana Lobão. 

Dia Mundial do Diabetes

Criado em 1991, o dia 14 de novembro é reconhecido como o Dia Mundial do Diabetes. No Brasil, esse ano, com o objetivo de aumentar a conscientização sobre o impacto que a doença tem sobre a família e a rede de apoio às pessoas afetadas, a campanha traz o tema “A família e o diabetes”. 

A doença

Diabetes é uma doença Crônica, a qual, o corpo não produz insulina, que é o hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue, ou, não consegue empregar adequadamente a que produz.  ]

Uma em três pessoas com diabetes pode desenvolver algum tipo de perda da visão durante a sua vida; também são propensas a desenvolver doenças cardíacas três vezes mais do que as outras, e, dez vezes  mais comum desenvolver doença renal. 

A atividade física é fundamental para um bom controle do diabetes. A adesão ao tratamento é muito importante e precisa de um trabalho de parceria entre o paciente e o seu médico.  

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter