Saúde divulga boletim de produção do Centro de Controle Oncológico

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio do Centro de Controle Oncológico do Acre (Cecon), apresentou dados do boletim de produção ambulatorial dos dois primeiros meses de 2019.

Entre as atividades estão: consultas ginecológicas, mamografias e o exame citopatológico do colo do útero (Papanicolau). Em todo o ano de 2018 foram realizados 47.179 exames Papanicolau. Em janeiro e fevereiro deste ano, foram 7.552 exames. Já os exames de mamografias foram realizados 854 vezes durante janeiro, fevereiro e março de 2019.

Dados fazem parte de boletim de produção do Centro de Controle Oncológico do Acre (Foto: Assessoria Sesacre)

“O laboratório do setor de patologia recebe as lâminas do exame de colo uterino de todo o Estado do Acre e também dos nossos estados vizinhos, como é o caso do Amazonas e Rondônia”, destaca Carina Hechenberger, gerente interina de Assistência do Cecon.

A diretriz de recomendação do Ministério da Saúde (MS) é de que o resultado desses exames ocorra em até 30 dias, mas todos estão sendo entregues aos pacientes antes do prazo.

“Quando uma lesão é diagnosticada nos exames de colo de útero e mamografia, a paciente é encaminhada para o Cecon para um acompanhamento especializado e realização dos demais exames necessários”, afirma Carina .

Medidas preventivas ajudam a detectar possíveis alterações que levariam algum tempo para se manifestar, além da possibilidade de um diagnóstico precoce, início rápido do tratamento e maiores chances de sucesso em caso de doenças pré-existentes.

Papanicolau

O exame consiste na coleta de material do colo do útero, de forma simples, rápida e indolor, e é uma das formas mais eficazes de prevenção contra o câncer de colo de útero, causada pelo vírus do papiloma humano, também conhecido por HPV.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter