Saúde do Baixo Acre participa da primeira etapa do projeto ‘Planifica SUS’

Uma parceria entre o Hospital Israelita Albert Einstein, Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde e Secretaria de Estado de Saúde do Acre possibilitou a realização da primeira etapa do projeto de Planificação da Atenção Primária à Saúde com um workshop nos últimos dois dias, que contou com a participação dos profissionais de saúde do Região do Baixo Acre.

O objetivo é trazer melhorias da organização da atenção primária à saúde e aos serviços ambulatoriais especializados. O projeto está sendo lançando em 27 unidades federativas, incluindo o Distrito Federal.

“A planificação não vai modificar os parâmetros que são constituídos pelo SUS, mas mostrar ferramentas que a própria equipe de saúde da família já tem. É necessário agora trabalhar num outro formato. Precisa, na verdade, só de uma orientação e a gente vai trabalhar com eles fazendo junto. Então vai ser uma metodologia que vai facilitar o processo de trabalho que eles já executam”, explicou a chefe da Divisão de Atenção Primária à Saúde, Emanuelly Nóbrega.

Workshop contou com a participação dos profissionais de saúde do Região do Baixo Acre Foto: Odair Leal/Sesacre

Atualmente, os prontos socorros do Estado contam com superlotação em decorrência da falta de organização na distribuição das atribuições das unidades básicas e de pronto atendimento. Nesse sentindo, o projeto contribui para a capacitação dos profissionais multiplicadores.

“Vamos fazer uma classificação de risco desse paciente para que a gente possa conduzi-lo, de forma mais responsável, para que tenha atendimento adequado, de acordo com a necessidade dele. Isso evita que ele peregrine na busca dos serviços. Por exemplo, se ele estiver com uma dor cabeça, não procurar o Pronto Socorro imediatamente. Ir numa unidade básica de saúde e, de lá, se necessário, ser encaminhando ao Pronto Socorro. Ele vai ser classificado e vai esperar de acordo com a necessidade dele”, destacou Emanuelly.

A duração do projeto será de um ano e meio, mas os profissionais já estão recebendo capacitação via plataforma de educação à distância do Hospital Albert Einstein. Os workshops acontecerão no sentido de se estabelecer metodologias para que os profissionais as levem aos municípios.

“O planifica SUS estabelece metodologias, pois os secretários municipais têm autonomia para executar o seu orçamento todo com relação a sua estruturação e do seu município. O estado vem para assessorar, mostrando para eles outros caminhos. A gente já está estudando a metodologia que irá ser trabalhada nos workshops, pois são seis que vamos oferecer aos profissionais da atenção básica dos onze municípios do Baixo Acre”, disse a chefe da divisão.

A Planificação da Atenção Primária à Saúde é uma proposta que vai além de uma simples capacitação, pois propicia o desenvolvimento da Atenção Primária nos territórios, por meio de mudanças efetivas na atitude e nos processos de trabalho dos profissionais, que compõem as equipes assistenciais e de gestão.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter