procure o posto de saúde

Saúde espera ampliar vacinação contra gripe no próximo sábado com o Dia D

Pouco mais de 25,7 mil doses da vacina contra a gripe foram aplicadas no Acre desde o início da 20ª Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza, que teve início oficialmente no último dia 23 de abril.

Com um alcance vacinal ainda abaixo do esperado para o momento – apenas 14% do público alvo se imunizou (a meta deste ano é vacinar 195,6 mil pessoas e alcançar cobertura de 90% de cada grupo elegível) –, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) espera potencializar a vacinação no próximo sábado, 12, quando haverá o Dia D de mobilização nacional da campanha contra a gripe.

De acordo com a gerente da Divisão de Imunização e Rede de Frio da Sesacre, Dora Holanda, todas as salas de vacina estarão atendendo neste dia como forma de incentivar e facilitar a vida de quem não consegue tempo durante a semana, por conta do trabalho e outros afazeres, a procurar uma unidade de saúde para se vacinar.

“A campanha se iniciou priorizando o público alvo da zona rural e de comunidades de difícil acesso do estado. Já por experiência de campanhas passadas, conseguimos uma melhor cobertura vacinal durante e após a mobilização do Dia D, que acontece justamente para fazer esse chamamento e sensibilizar a população sobre a importância da vacina. Todos os pontos de vacinação nos 22 municípios, inclusive postos móveis estarão disponíveis para vacinar neste sábado”, destaca.

Para alcançar a meta de 2018 de imunização contra a gripe, Holanda reforça ainda que estão disponíveis 101 postos fixos de vacinação, 35 postos móveis, além de 511 profissionais – entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, administrativos e de apoio – e 76 meios de transportes (carros, barcos, motos e outros). A campanha de vacinação contra influenza segue até o dia 1º de junho.

Em Rio Branco, a abertura do Dia D será na Tenda do Calçadão da Benjamin Constant, próximo ao Terminal Urbano, a partir das 8h, e todos os centros de saúde do município estarão funcionando para oferecer a vacina das 7 às 17hs. A equipe da Secretaria Estadual de Saúde, que coordena a Divisão de Imunização estará mobilizada na sede do PNI, próximo ao Teatrão, monitorando as ações do Dia D nos 22 municípios.

Grupos prioritários

Os grupos prioritários definidos para a Campanha Nacional de Vacinação contra influenza no ano de 2018 são: indivíduos com 60 anos ou mais de idade; crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias); as gestantes e as puérperas (até 45 dias após o parto); os trabalhadores de saúde; os povos indígenas; os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; a população privada de liberdade; os funcionários do sistema prisional e os professores das escolas públicas e privadas.

Vale lembrar que não é preciso esperar o Dia D. As vacinas estão disponíveis nas unidades de saúde de todos os municípios acreanos.