Saúde inicia segunda fase da campanha de vacinação contra o sarampo

A campanha teve início na segunda-feira, 18, e vai até o dia 30 de novembro. Público-alvo são as pessoas de 20 a 29 anos que não estiverem em dia com a vacina. 

A segunda etapa da campanha de vacinação contra o sarampo começou na segunda-feira, 18, e tem como público-alvo os jovens e adultos de 20 a 29 anos que não estiverem com a caderneta de vacinação em dia. Além do sarampo, a vacina protege também contra caxumba e rubéola.

Segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI), no estado, 55 mil adultos precisam ser alcançados pela campanha. 

“A vacinação deste público será realizada com a Vacina Tríplice Viral, de forma seletiva e de acordo com as recomendações do Calendário Nacional de Vacinação”, disse a gerente do Programa Nacional de Imunização no Acre, Renata Quilles.  

O dia “D” da campanha será no sábado, 30, deste mês, que também será o último dia da mobilização. As pessoas de 20 a 29 anos precisam ter duas doses da vacina, levando em consideração as vacinas da infância, se houver registro. 

“Os profissionais de saúde devem ter duas doses da vacina, independente da idade. As estratégias visam alcançar este público em seus ambientes de convívio diário: faculdades, trabalhos, shoppings, praças, terminais urbanos e supermercados”, explicou Renata.

Na primeira etapa foi atingido cerca de 85,13% do público com a faixa etária de 1 a 5 anos, e, 50,01% de crianças de 6 meses a 1 ano de idade.

O sarampo

O sarampo é uma doença infecciosa grave e transmissível. Os sintomas vão desde a febre a problemas respiratórios. A única maneira de se prevenir contra a doença é por meio da vacina.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter