Capacitação

Saúde oferece capacitação para profissionais dos Vales do Juruá e Tarauacá

Com o objetivo de capacitar e qualificar os profissionais de saúde dos Vales do Juruá e Tarauacá, visando a melhoraria da assistência ao recém-nascido na sala de parto e pós-parto imediato, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), realizará entre os dias 2 e 4 de abril, em Tarauacá, a capacitação na Atenção Integral às Doenças Prevalentes na Infância com foco neonatal.

Durante a capacitação, que será realizada pelo Departamento de Atenção Primária, Políticas e Programas Estratégicos (Dape), Núcleo Materno Infantil, serão abordados ainda temas importantes como reanimação e transporte neonatal.

“Entre outras coisas, o objetivo da capacitação é qualificar os profissionais e dessa maneira, reduzir os óbitos infantis devido complicações no trabalho de parto bem como durante o trajeto entre as Unidades de Saúde” explica a gerente do Núcleo Materno Infantil da Sesacre, Priscylla Aguiar.

A capacitação será ministrada pelos médicos neonatologistas Socorro Avelino e Cézar Magalhães e a enfermeira Sarajane Rodrigues. Durante o encontro, a gerência do Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas e a coordenação estadual da Atenção Básica irão prestar assessoria às gestões municipais de Tarauacá e Cruzeiro do Sul.

Priscylla Aguiar lembra ainda que as enfermidades no período perinatal são as principais causas de óbitos infantis no Acre. Por isso, a necessidade urgente da qualificação dos profissionais na temática proposta.