Saúde do Idoso

Saúde organiza linha de cuidado integral à saúde do idoso

Para proporcionar segurança, saúde e qualidade de vida aos idosos, o Estado criou o Comitê Gestor Estadual Interinstitucional para Implantação da Linha de Cuidado para Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa. O comitê, que irá funcionar em parceria com outros órgãos públicos, visa estabelecer um fluxo de atendimento ao idoso. 

A primeira reunião ordinária ocorreu na tarde da última quinta-feira, 10, no auditório da Assembleia Legislativa do Acre. Segundo a técnica da Divisão de Doenças Crônicas/Saúde do Idoso, Rosangela Nazaré, o comitê é uma medida estadual e faz parte da Linha de Cuidado à Pessoa Idosa. 

“A Linha de Cuidado à Pessoa Idosa não é algo só do município de Rio Branco, ela é de todo estado. Nós precisamos desse comitê porque a linha de cuidado do idoso e a rede de atenção à saúde da pessoa idosa é transversal e intersetorial porque depende de outros órgãos governamentais e não apenas dos setores das secretarias de saúde estadual e municipal”, enfatizou Rosangela Nazaré. 

Primeira reunião ordinária ocorreu na tarde da última quinta-feira, 10 Foto: Odair Leal/Sesacre

De acordo com Rosangela, a linha de cuidado é um instrumento para a organização dos pontos de atenção. “Por exemplo, um idoso em situação de violência, que é o que mais acontece, e ele dê entrada por algum hospital do estado. Ele irá encontrar nessa unidade um fluxo e um protocolo instruindo o idoso aos setores que ele deve ir”, explica. 

O comitê estabelece uma linha estadual que vigorará em todos os órgãos do estado, das unidades de saúde às unidades de segurança pública como delegacias. É uma política nacional em que os órgãos se unem para garantir que os idosos desfrutem de forma segura e com a saúde bem assistida. 

“A saúde vai ajudar as outras unidades governamentais para que seja estabelecida a rede de atenção à saúde do idoso, a linha de cuidado é isso, para que esse idosos seja atendido ‘em rede’. Hoje os pontos de atenção já existem, mas estão desorganizados, então só vamos organizar tudo isso e colocá-lo em protocolos e estabelecer um fluxo”, finalizou Rosangela Nazaré. 

A Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa (PNSPI), do Ministério da Saúde, estabelece como meta a atenção integral à saúde da pessoa idosa e tem por finalidade promover e recuperar a autonomia dos idosos. Dessa forma, o Comitê Gestor Estadual Interinstitucional para Implantação da Linha de Cuidado para Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa, da Divisão de Doenças Crônicas/Saúde do Idoso, da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), obedece a essa política.