conhecimento

Saúde participa de congresso regional de educação médica

Uma das estratégias da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) para melhorar a qualidade do serviço oferecido à população é apostar no conhecimento. Seja com o trabalho realizado pelas ações de educação permanente em saúde, investimentos em qualificação dos profissionais, como é o caso da formação de novos doutores na área e, é claro, com a formação de parcerias com instituições que promovam e fortaleçam a capacitação no setor da saúde.

Um exemplo foi o 7° Congresso Regional Norte de Educação Médica (CRENEM), realizado na Universidade Federal do Acre (Ufac) na última semana, que contou com a participação de médicos, professores, estudantes de medicina, coordenadores e gestores de saúde.

O evento foi realizado pela Associação Brasileira de Educação Médica (Abem), Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina (IFMSA Brasil), Conselho Regional de Medicina do Estado do Acre (CRM-AC), Ufac e Uninorte.

Com duração de três dias, o congresso teve como objetivo debater sobre os desafios e dificuldades da medicina na região amazônica, além de traçar medidas alternativas, ações e planejamento para garantir oferta de atendimento médico a todos.

Durante o evento houve apresentação de trabalhos científicos, minicursos, oficinas, mesas-redondas e palestras.

O secretário Adjunto de Atenção à Saúde, Raicri Barros, esteve presente palestrando na mesa-redonda sobre perspectivas de fixação do médico recém-formado.

“Tratamos sobre as perspectivas do médico recém-formado. Apresentei dados de caracterização do estado de população e fronteira, como são distribuídas as regiões de saúde e quais os serviços ofertados. Esse tipo de evento é de extrema importância para ampliar o conhecimento que pode nos ajudar a cada dia oferecer um serviço melhor ao nosso usuário do SUS”, ressaltou Barros.

Leia também: Acre qualifica servidores da saúde pública com investimento em ciência e pesquisa