Saúde promove capacitação para profissionais do Centro Dia para Idosos

Capacitação instrui profissionais sobre o uso da Caderneta do Idoso e Avaliação Multidimensional. Assistentes sociais também participam da atividade

Profissionais do Centro Dia para Idosos e assistentes sociais do Estado participam, nos dias 24 e 25 de outubro, de uma capacitação aparelhada pela Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Núcleo de Doenças Crônicas, Saúde do Homem, Saúde do Idoso, sobre a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa e Avaliação Multidimensional. A ação faz parte das ações de Implementação da Linha de Cuidado para Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa. 

Projeto Piloto Implantação Caderneta do Idoso. (Foto: Junior Aguiar/Sesacre)

Segundo a técnica do Núcleo de Doenças Crônicas, Saúde do Homem, Saúde do Idoso, Rosângela Freitas, por meio da capacitação, os profissionais terão conhecimento sobre o uso da Caderneta do Idoso e, principalmente, entender do que se trata a avaliação multidimensional. 

“O que nós vamos fazer é capacitar os profissionais do Centro Dia para Idosos, e alguns profissionais da assistência social, sobre a caderneta de saúde do idoso e sobre a avaliação multidimensional para que eles passem a conhecer e saber como avaliar o idoso para não ter aquele olhar apenas ‘curativo’, pois, com idoso deve-se ter um olhar clínico, ampliado sobre a sua saúde”, explicou Rosângela. 

Na prática, os profissionais irão aprender a lidar com situações que, em um primeiro momento, parecem ser corriqueiras, mas que, em se tratando da pessoa idosa, vai muito além, precisando de uma análise mais profunda. 

“Se um idoso levou uma queda, ele chega numa Unidade de Pronto Atendimento ou numa Unidade Básica de Saúde, eu tenho que sentar com esse idoso, e não apenas fazer um curativo se ele tiver cortado a testa;  tenho que investigar: O senhor ficou tonto? Qual a medicação que o senhor toma? Ver quais são as patologias que ele tem, se ele toma alguma medicação a mais. Tem que investigar porque ele poderá cair de novo”, salientou a técnica. 

A capacitação conta também com a importante participação dos profissionais da área de assistência social, pois, de acordo com Rosângela, o cuidado com o idoso analisa e se preocupa também com o lado social. 

“A caderneta de saúde do idoso não vai avaliar o idoso só na questão da saúde, ela avalia também na questão social, porque do que adianta eu medicar o idoso e ele não ter onde morar? Não ter alguém para acompanhá-lo? Por isso a caderneta é um acompanhamento longitudinal, porque ela avalia o idoso no todo”, finalizou a técnica do Núcleo de Doenças Crônicas, Saúde do Homem, Saúde do Idoso, Rosângela Freitas. 

O Centro Dia para Idosos fica localizado na Rua Omar Sabino, nº 673, Estação Experimental, próximo à antiga FUNBESA.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter