Saúde quer fortalecer processo de doação e transplante de órgãos e tecidos no Pronto-Socorro

Evento ocorrerá na segunda, 30, e população em geral também pode participar

O fórum intitulado Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos do Pronto-Socorro de Rio Branco será realizado no dia 30 de setembro, a partir das 13h30, no auditório do PS, com a meta de fortalecer e aprimorar as estratégias de melhorias do processo de doação e transplantes de órgãos na unidade, que possui o maior índice de captadores de doação.

A atividade faz parte do Setembro Verde, mês de conscientização da importância da doação de órgãos e tecidos. O fórum contará com palestras e testemunhos de doadores e receptores de órgãos.

O fórum intitulado Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos do Pronto-Socorro de Rio Branco será realizado no dia 30 de setembro, a partir das 13h30, no auditório do PS Fotos: Pedro Devani/Secom

Segundo o responsável técnico da Central Estadual de Transplantes, médico Marcelo Grando, no evento haverá atualização dos profissionais e melhoria nos cuidados com as famílias e potenciais doadores.

“Conforme as resoluções do Conselho Regional de Medicina e do Ministério da Saúde, a gente tenta atualizar os profissionais para poder fazer o correto manejo, tanto da parte pré-morte, na hora do diagnóstico da morte encefálica, quanto nos cuidados posteriores do potencial doador. Durante o fórum mostraremos tudo o que envolve logística, além de dados, desafios e de todo o trabalho desenvolvido pela Central de Transplantes”, ressalta Grando.

O evento, de iniciativa da Central Estadual de Transplantes, Organização de Procura de Órgãos e com apoio da gerência do Pronto-Socorro, é destinado aos profissionais e acadêmicos da área da saúde, porém toda a comunidade está convidada a comparecer a fim de conhecer como funciona todo o processo de efetivação da doação de órgãos.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter