Saúde realiza capacitação sobre doenças imunopreveníveis e tracoma no Alto Acre

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio das áreas técnicas das doenças imunopreveníveis e tracoma (conjuntivite bacteriana), realizou, na última semana, capacitação no Núcleo de Vigilância Epidemiológica do Hospital Raimundo Chaar, em Brasileia, oferecida também para os profissionais do município de Epitaciolândia. 

A ideia é tratar sobre a vigilância sentinela de influenza e capacitar médicos, enfermeiros, coordenadores e técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) sobre tais doenças. 

A chefe da Divisão de Vigilância em Saúde, Glória Nascimento, explica que a ação tem como objetivo prevenir e manter sob controle as doenças passíveis de imunização e orientar sobre a conjuntivite bacteriana (tracoma).  

Ideia é tratar sobre a vigilância sentinela de influenza e capacitar profissionais Foto: cedida

“Além da capacitação para as áreas técnicas de sarampo, caxumba, meningites, influenza e difteria, também foram realizadas orientações sobre a conjuntivite bacteriana (tracoma), para identificação, notificação e tratamento de casos em escolas do ensino público, do 1º ao 5º ano do ensino fundamental”, explicou Glória. 

A finalidade é propor medidas de intervenção e encaminhamentos para a eliminação da doença e evitar um problema de saúde pública. A ação também se estenderá a outros municípios. 

“Entre os tópicos discutidos, foram abordados: situação epidemiológica, definição de casos, sinais e sintomas, diagnóstico, tratamento, medidas de prevenção e controle. As próximas capacitações serão realizadas nos municípios de Capixaba, Bujari, Acrelândia e Plácido de Castro”, finalizou Glória Nascimento.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter