Saúde realiza em Rio Branco oficina de implantação do Programa Crescer Saudável

Uma oficina de implantação do Programa Crescer Saudável está sendo realizada em Rio Branco nesta sexta-feira, 30, para profissionais de saúde da Atenção Básica de 19 municípios que aderiram ao programa.

Profissionais participaram da oficina realizada em Rio Branco Foto: Junior Aguiar/Secom

O Crescer Saudável, fomentado pelo Governo Federal, consiste em um conjunto de ações a serem executadas com o objetivo de contribuir com a prevenção, controle e tratamento da obesidade infantil.

A nutricionista Deltirene Cardoso, chefe do Núcleo de Alimentação e Nutrição da Secretaria de Estado de Saúde, informou que no Acre 22,68% das crianças de 0 a 10 anos apresentam sobrepeso, ao mesmo tempo em que 15,87 % das crianças de 0 a 10 anos já apresentam diagnóstico de obesidade.

A agenda é coordenada pelo SUS, onde prevalece a articulação intersetorial, em função da complexidade dos determinantes da obesidade e da influência dos ambientes no seu desenvolvimento.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a obesidade é uma condição complexa, com dimensões sociais e psicológicas, que afeta praticamente todos os grupos etários e socioeconômicos e ameaça sobrecarregar países desenvolvidos e em desenvolvimento.

O excesso de peso entre crianças brasileiras tem alcançado prevalências preocupantes. Os dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), de 2017, mostraram que cerca de duas em cada 10 crianças brasileiras menores de cinco anos e cerca de três em cada 10 crianças brasileiras com idade entre cinco e nove anos apresentavam excesso de peso.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter