Planejamento Regional Integrado

Saúde realiza oficina sobre planejamento regional integrado

Teve início na última segunda-feira, 9, a oficina de capacitação do grupo de trabalho e facilitadores para a realização das oficinas regionais, e Planejamento Regional Integrado (PRI) por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre). A partir da oficina terá início o trabalho com as regiões de saúde.

“Estamos dando continuidade ao processo de planejamento que a secretaria vem desenvolvendo no âmbito das regiões de saúde. A assistência à saúde é regionalizada e esse é o inicio de um processo de planificação das regiões de saúde”, explica Carlos Henrique Lima, articulador da Sesacre junto aos programas de apoio do Conass.

No primeiro dia foi realizada a exposição das redes, regionalização e planejamento regional integrado, e também a apresentação dos grupos de trabalho das três regionais de saúde.

“Essa oficina tem como objetivo capacitar os profissionais que fazem parte do grupo técnico, que é o grupo condutor do planejamento regional integrado aqui do estado do Acre e também os facilitadores que vão ajudar na condução das oficinas regionais que serão agendadas pra fazer o diagnóstico da situação de saúde das áreas. E para fazer  as escolhas das linhas prioritárias, de cuidado para estruturar como rede, que são em geral as as mais frequentes, onde tem as doenças mais prevalentes”, explica a palestrante Monique Fazzi.

A palestrante e médica sanitarista, Monique Fazzi, integra a equipe técnica de apoio ao PRI, e explica que será feito três planos de ações regionais e um plano de ação macrorregional que é o próprio estado.

Representantes das diretorias da Sesacre, Conselho Estadual de Saúde, e conselho de secretários municipal de Saúde, participam da oficina que encerra nesta terça-feira, 10, com elaboração do plano de ação para o desenvolvimento do PRI.