Parceria

Saúde traça ações estratégicas para combate à dengue e malária em Senador Guiomard

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica, realizou na manhã desta segunda-feira, 01, uma reunião com o prefeito de Senador Guiomard para tratar sobre o aumento nos casos de malária e dengue no município.

A prefeitura decretou na ultima quinta-feira, 27, situação de emergência devido ao crescimento de doenças epidemiológicas. Já foram notificados cerca de 296 casos de dengue e 134 registros de malária.

Durante a reunião foram pactuadas as ações que serão executadas na próxima semana no município para a redução dos casos das doenças, tanto na cidade, como na zona rural.

De acordo com Eliane Costa, gerente de Vigilância Epidemiológica da Sesacre, durante a reunião foi garatido todo apoio à prefeitura, já que ações efetivas contra a dengue e malária são de responsabilidade dos municípios.

“Convidamos a equipe da Secretaria Municipal de Saúde e o prefeito de Senador Guiomard para traçarmos as ações que iremos realizar no município. Na próxima semana teremos equipe que irá se deslocar até Senador Guiomard, para prestar apoio técnico, reorganizar os serviços e planejar ações para que tenhamos um quadro de normalidade efetiva no município”, afirma.

Mesmo a responsabilidade sendo municipal, o governo do Acre continua dando total apoio as prefeituras, buscando diminuir o número de casos de malária e dengue.

André Maia, prefeito de Senador Guiomard, ressalta positivamente a reunião. “Foi um momento proveitoso e dessa reunião conseguimos traçar estratégias para podermos diminuir os índices de doenças no município”.