Seaprof planeja as ações de mecanização agrícola no Estado

Na sede da Associação União Floresta, Comunidade União Florestal, ramal Carlinho, município de Rio Branco, com cerca de 60 associados, foi definido o cronograma de atividades para a mecanização (Foto: Terezinha Moreira/Seaprof)
Na sede da Associação União Floresta, Comunidade União Florestal, ramal Carlinho, município de Rio Branco, com cerca de 60 associados, foi definido o cronograma de atividades para a mecanização (Foto: Terezinha Moreira/Seaprof)

Na sede da Associação União Floresta, Comunidade União Florestal, Ramal Carlinho, em Rio Branco, com cerca de 60 associados, foi definido o cronograma de atividades para a mecanização (Foto: Terezinha Moreira/Seaprof)

Depois da maior entrega de equipamentos agrícolas do Estado, é hora de planejar as ações de mecanização a fim de identificar e contemplar os produtores familiares com a destoca e gradagem em suas propriedades.

Com esse objetivo, na tarde de segunda-feira, 11, a Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), coordenada pelo secretário adjunto Humberto Antão e o chefe da Divisão de Grãos e Mandioca, Hermes Pereira, iniciou uma agenda de reuniões com dirigentes de associações e sindicatos de produtores rurais.

Na sede da Associação União Floresta, Comunidade União Florestal, Ramal Carlinho, em Rio Branco, com cerca de 60 associados, foi definido o cronograma de atividades para a mecanização com destoca e gradagem de até dois hectares por propriedade.

“Nós pretendemos nos organizar o mais rápido possível, pois não podemos perder essa oportunidade. Eu espero que todos consigam ser contemplados com essa ajuda do governo”, disse o presidente da associação, João Mancha.

O produtor Francisco Pereira Cruz, do Ramal Nilton, produz milho, macaxeira e arroz, e diz estar ansioso para receber em sua propriedade a destoca e gradagem. “Agora vou aumentar a produção e então vou querer me cadastrar no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), pois a compra é garantida, sem passar pela figura dos atravessadores”, disse.

Leia mais

Governador anuncia R$ 32 milhões para indústrias e produção agrícola no Alto Acre

Trinta produtores de Epitaciolândia recebem os primeiros lotes de ovelhas do município

Governador Tião Viana faz a maior entrega de equipamentos agrícolas da história do Acre

Conciliar agricultura e meio ambiente é desafio para o Acre

Os equipamentos e implementos agrícolas adquiridos pelo governo do Estado são destinados ao Programa de Recuperação de Áreas Degradadas e ao Programa de Desenvolvimento da Piscicultura, objetivando a incorporação de terras degradadas ao processo produtivo. De acordo com Hermes Pereira, as máquinas estão sendo distribuídas para os 22 municípios e já no fim deste mês estarão trabalhando.

Cada produtor será contemplado com a mecanização de até dois hectares e sua contrapartida é o óleo diesel. “Para não haver demora e dificuldade na execução do processo de mecanização, é fundamental que as associações se reúnam previamente com os seus associados para identificar e orientar os produtores que pretendem ser inseridos no programa”, argumentou.

“Esse é o objetivo da Seaprof: priorizar as ações de fomento e assistência técnica, tornando possível conciliar a sustentabilidade ao aumento da produção agrícola” enfatizou Humberto Antão. Aos interessados em participar do programa é necessário que as associações de produtores rurais apresentem uma proposta com a lista dos produtores interessados.

Agenda de reuniões para definição das atividades de mecanização:

Associação Nova Esperança e Paraná, 16/06/2012 às 9h30, na sede da associação

Associação Amazônia Legal, 18/06/2012 às 10h, na sede da associação

Associação Nova Aliança, 18/06/2012 às 14h, na escola da comunidade

Associação Deus é Por Nós, 19/06/2012 às 9h30, na sede da associação

Associação Fé em Deus e Renascer, 19/06/2012 às 14h30, na sede da associação

Associação do ramal Escondido, 20/06/2012 às 9h30, na sede da associação

Associação Unidos do Antimary, 20/06/2012 às 14h30, na sede da associação